terça-feira, 8 de setembro de 2009

UEE mineira realizou cerimônia da posse da nova diretoria

A União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) realizou em junho deste ano o seu 41º Congresso na cidade de Viçosa e elegeu como presidente a estudante de história da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Luiza Lafetá. A cerimônia de posse, que aconteceu no ultimo dia 4 no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, contou com a presença de inúmeras entidades estudantis, sindicatos, entidades do movimento social, além de parlamentares.

São muitos os desafios a serem enfrentados pelos 41 diretores da entidade. A retomada do patrimônio das entidades estudantis e a realização da primeira Bienal de Cultura da UEE-MG estão entre as prioridades.

No campo educacional, os estudantes prometem adotar uma postura mais firme pela efetivação de uma política de ensino superior no estado. “Vamos lançar duas grandes campanhas ainda nesse semestre. A primeira pela retomada da nossa sede histórica e a segunda é em defesa da educação, que se cumpra a LDB e que duplique o investimento na UEMG e Unimontes” disse Luiza, presidente empossada.

Para Clarice Goulart, secretária-geral da entidade, um grande marco dessa gestão é o fato de ter a mesa diretora composta por três mulheres, “Isso mostra o quanto as mulheres estão ocupando os espaços de poder, lugar de mulher é em todo lugar”, completou.


Ceeb

A democratização e transparência nas ações do duvidoso Conselho Estadual de Educação também é bandeira da UEE para a gestão. Em relação à organização da rede do movimento estudantil, a entidade se prepara para realizar um Conselho Estadual de Entidades de Base (Ceeb) que reunirá Centros Acadêmicos (CAs) e Diretórios Acadêmicos (DAs) de todo o estado, foi lembrada por Poliana Solheiro, vice-presidente.

A cerimônia também contou com a participação dos membros da RECALCA, (Red Colombiana de Acción frente al Libre Comercio), associação de luta contra o imperialismo, que ressaltaram a defesa da América Latina e a importância da união do povo latino para cobrar a não instalação de bases americanas na Colômbia.

Para a presidente Luiza Lafetá, o momento é de somar forças com todas as correntes dos movimentos sociais para avançar no que chama de "agenda progressista". “Devemos nos unir em torno de bandeiras como a expansão da rede superior de ensino e pela gratuidade na Uemg e na Unimontes. O governo deve começar a pensar a universidade como um instrumento de melhoria e qualificação do nosso povo, não como um problema oneroso, como pensa o nosso governador. Os próximos anos serão decisivos para o povo de Mimas, esta nas mãos dos estudantes organizados principalmente pela UEE ser a vanguarda das transformações em nosso país.” afirma.

Outra característica marcante dessa gestão é o fato de nove correntes políticas terem representação de estudantes na diretoria da entidade, “isso mostra o quanto a UEE mineira está consolidada no estado” destacou Ricardo, o novo tesoureiro. Após a realização da cerimônia de posse, os estudantes participaram de uma animada festa na noite belorizontina.




A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: