
Após a composição da mesa diretora, a Conferência foi aberta com a exibição do
vídeo do
12º Congresso do PCdoB, cuja plenária final ocorrerá em São Paulo entre os dias 5 e 8 de novembro. Logo em seguida, os documentos do 12º Congresso foram apresentados pelo membro do Comitê Estadual do PCdoB, José Carlos Padilha Arêas, que destacou a importância da atualização do Programa Socialista e fez uma análise da atual conjuntura, apontando as causas da crise mundial do capitalismo e reafirmando a necessidade da luta socialista. “O capitalismo não consegue dar respostas aos anseios do povo e dos trabalhadores, o socialismo é a alternativa”, afirmou José Carlos. A apresentação deflagrou um rico debate, com intervenção de vários e várias camaradas.

Em seguida, o presidente municipal do PCdoB, Lipa Xavier apresentou o documento de balanço do Comitê Municipal cessante. “Sabemos das deficiências e limitações da Direção que ora se encerra, em especial, sentimos a perda de nosso mandato nesta Casa. Mas não podemos tapar os olhos para os avanços que tivemos nesse período, com destaque para as lutas da juventude, das mulheres e dos operários da Coteminas” ressaltou Lipa. Uma nova rodada de intervenções apontou a necessidade de se atribuir tarefas a todos os membros do Comitê Municipal e de uma política arrojada de filiação e formação.

A Conferência contou com a participação de diversos atores da cena política local, entre eles o presidente da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes), professor Antônio Maciel e o presidente da Câmara Municipal e do Diretório Municipal do PMDB, vereador Athos Mameluque, que valorizou o papel que o mandato do PCdoB jogou durante os 16 anos em que Lipa Xavier foi vereador e afirmou “a juventude do PCdoB, organizada na União da Juventude Socialista (
UJS), nos deu uma lição de combatividade nas eleições do ano passado, servindo de exemplo para nosso partido e nossas lideranças juvenis.”

O novo Comitê Municipal e os delegados e delegadas a Conferência Estadual, que se realizará nos dias 3 e 4 de outubro em Belo Horizonte, foram eleitos através de votação direta.

Encerrando a Conferência, o secretário estadual de Organização do PCdoB, Richard Romano, apontou a Conferência como “um marco na retomada do Partido em Montes Claros, os camaradas eleitos têm o desafio de conduzir essa valorosa militância às vitórias ansiadas pelo povo montesclarense.”
O novo Comitê Municipal ficou assim composto:
Nenhum comentário:
Postar um comentário