terça-feira, 22 de setembro de 2009

Educação, Tecnologia e Meio Ambiente

“Educação, Tecnologia e Meio Ambiente”. Com este tema central, começa nesta quarta-feira (23), na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o 3º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. A solenidade de abertura, marcada para às 19 horas, na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, será presidida pelo vice-governador, professor Antonio Anastasia, que vai proferir a palestra “Educação e Tecnologia”.

Antes, às 18 horas, juntamente com o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, o vice-governador participa da reinauguração do Casarão da Fafil, onde será instalado o Museu Regional do Norte de Minas e a sede provisória do Centro Integrado de Convivência com a Seca. As atividades fazem parte das comemorações dos 20 anos da Unimontes como universidade pública estadual, completados nessa segunda-feira (21). Através da Constituição Mineira, promulgada em setembro de 1989, a antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior foi transformada na Unimontes.

A programação se estende até sexta-feira (25), com palestras, minicursos, exposições, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos. A expectativa é que o III Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão reúna mais de dois mil participantes, entre professores dos cursos de graduação e pós-graduação de diversas instituições, servidores técnico-administrativos e convidados.

PROGRAMAÇÃO – Na quinta-feira (24), às 9 horas, no auditório “Mário Ribeiro da Silveira”, no prédio 6 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, haverá mesa redonda sobre “A avaliação da extensão comunitária na formação acadêmica”. A mediadora será a professora Maria Ângela Dumont Macedo. Pela manhã (8 às 12 horas) e à tarde (14 às 18 horas), no auditório do prédio 2, serão ministrados minicursos e oficinas.

Ainda durante todo o dia de quinta-feira, nas quadras 1 e 2 do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, serão apresentados trabalhos científicos em pôsteres. Outra atividade será a apresentação oral de produções científicas financiadas por programas de bolsas de incentivo à pesquisa, no horário das 14 às 18 horas.

Às 19 horas, na quadra 1, será discutido o tema “Aquecimento global e mudanças climáticas’, com conferência da especialista Danielle Araújo Magalhães, do Secretariado das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas (Unfcc/ONU –Alemanha).

Na sexta-feira (25), de 8 às 18 horas, no auditório do prédio 2 e nas quadras do Centro Esportivo, acontecerá novamente a exibição de trabalhos científicos (em pôsteres). Às 14 horas, será realizado o painel integrado “Flexibilização curricular no âmbito da Unimontes”, tendo como mediadora a professora Silvana Diamantino França.

O fórum será encerrado às 19 horas, com a palestra “O Impacto da ciência e inovação na vida dos cidadãos”, que será proferida pelo diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor José Policarpo Gonçalves de Abreu.

FEIRA DE EXTENSÃO – Uma atração à parte do fórum é a Feira de Extensão. O evento acontecerá quinta e sexta-feira, no Campus Universitário. Estão previstas atividades variadas nas áreas de educação, cultura, saúde, meio ambiente e direitos humanos, além da praça de alimentação.

Para maiores informações e para efetuar sua inscrição, clique aqui.




A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: