terça-feira, 8 de setembro de 2009

Você tem fome de quê?

O presidente do DCE Unimontes, Daniel Dias


O Diretório Central dos Estudantes da Unimontes – DCE, realizou na noite da última quinta- feira (3/9) Assembleia Geral dos Estudantes, no auditório do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Como pauta principal da assembleia os estudantes elegeram o tema da assistência estudantil na universidade, materializada neste momento na campanha “Você tem fome de quê? Restaurante Universitário Já!”, articulada pela atual gestão DCE COM A NOSSA CARA.

Ao abrir a assembleia, o presidente do DCE, acadêmico Daniel Dias, fez breve explanação das ações da gestão e informou sobre a as pautas previstas para a discussão: Restaurante Universitário, Lista Tríplice e Flexibilização Curricular.

Em relação à lista tríplice, foram levantadas as propostas pelo fim da mesma nas eleições para reitor e vice-reitor na Unimontes, aprovação do projeto de lei 1968/07, do Deputado Ruy Muniz (DEM), com a emenda que propõe a paridade de pesos dos votos de estudantes, professores e servidores da universidade. “Na universidade não pode existir um método de eleição tão antidemocrático. A universidade deve ser a vanguarda de defesa da democracia, e isso começa com o fim da lista tríplice e a paridade nas votações”, afirmou Daniel Dias. Outra proposta, sugerida pelos acadêmicos Danniel Coelho, de Ciências Sociais e Jefferson Jansen, de História, é para a paridade nas votações para todos os conselhos e órgãos colegiados da universidade, inclusive para chefes de departamentos e colegiados de coordenação didática.

Em clima bastante animado e sob emocionantes relatos da necessidade do restaurante universitário, o acadêmico Danniel Coelho fez referência a outras grandes universidades do país que possuem este importante benefício aos estudantes, e arrematou: “na Unimontes, que tem um importante meio de acesso ao ensino superior, que é o sistema de cotas, deve também manter política de assistência estudantil. Caso contrário, é pegar uma vaga que nós pagamos, que toda a sociedade mineira paga e jogar no lixo! O RU deve ser pra ontem, financiado pelo Estado e que o Estado garanta a sua manutenção!”.

Como proposta foi levantada pelo plenário a questão da localização do RU na Unimontes. Foi sugerido o espaço próximo à praça de eventos Rui Soares, em terreno ainda não utilizado pela universidade, e ainda lutar pela obrigatoriedade do estado subsidiar o mesmo. Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade.

Ainda foi pontuado importante assunto, no que se diz atinente à participação acadêmica efetiva nas eleições de todas as instâncias representativas dentro da universidade, bem como a criação de conselhos deliberativos nelas, a fim de incluir o acadêmico tanto na construção destes processos, quanto na escolha dos seus representantes.

Após essa discussão sobre a participação acadêmica em todas as eleições da universidade, deu-se início ao último item da pauta, que era a “Flexibilização Curricular”, onde foram apresentadas algumas situações de insatisfação, por alguns acadêmicos desta instituição. Por questão de tempo, foi sugerida e aprovada a proposta de se realizar discussões em todos os Centros Acadêmicos, para depois enviar as reivindicações dos estudantes, através do DCE, para as instâncias superiores de deliberação da universidade.

No encerramento da assembleia, o presidente Daniel Dias agradeceu e reconheceu o empenho de todos os Centros Acadêmicos presentes, e agradeceu ainda as presenças do presidente da Adunimontes, Antonio Maciel e do representante do Sind-Saúde, Ricardo Brandão. Convidou a todos para participar da Audiência Pública da Assembleia Legislativa que ocorrerá no dia 9 de setembro, às 18:00, no mesmo auditório da Universidade, onde serão discutidos o Restaurante Universitário e a lista tríplice para as eleições na Unimontes.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: