segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Faça-se o riso

E Deus disse: "Faça-se o riso" e o Grupo Arte, então, montou o espetáculo teatral "Deus é amor... mas também é humor!". O público, pelo visto, aprovou a criação: apenas no segundo semestre de 2008 foram 36 apresentações, duas no Centro Cultural, 30 no Colégio Marista São José e outras quatro na Paróquia São Sebastião, para mais de dez mil pessoas.

O espetáculo, escrito e dirigido por Cláudio Prates, retoma para a temporada 2009, inicialmente com 15 apresentações entre 25 de setembro e 25 de outubro, de sexta a domingo sempre às 21 horas no teatro da Sala Geraldo Freire, ao lado da Câmara Municipal de Montes Claros.

A peça é uma releitura de cenas bíblicas que demonstram, na visão do autor, "o refinado humor de Deus presente nas escrituras sagradas".

Valendo-se do suporte de outras mídias, como o vídeo, "Deus é amor... mas também é humor" é um espetáculo interativo e atualizado e consegue promover, durante cerca de uma hora e dez minutos, a reflexão sobre inúmeras cenas da bíblia, como a história de Adão e Eva, Abraão e a primeira "pegadinha" da humanidade, a luta entre Davi e Golias, a perseverança de Jô, o homem que não desiste nunca, entre outras.

- Ao colocarmos as lentes do bom humor, podemos ver centenas de passagens bíblicas que revelam o fino humor de Deus em suas ações - afirma o diretor Cláudio Prates, que também atua no espetáculo.

Ele explica que não se trata de esculhambação à história sagrada, mas, sim, de uma outra forma de contá-la.

- A peça mantém fidelidade à narrativa do autor sagrado, levando o espectador a descobrir que Deus não é cara carrancudo e sério, como alguns possam imaginar, mas, pelo contrário, ele é um Deus muito bem humorado. Isto está presente em diversas histórias das escrituras sagradas, algumas contadas no palco - diz.

Ele define seu texto como uma "divina comédia".

- É uma história é sagrada, mas cheia de graça - se diverte.

Segundo o autor, o espetáculo está cheio de novidades.

- Além dos objetivos de entreter e fazer rir, a peça se transformou em um projeto social. "Deus é amor... mas também é humor: arte itinerante transformando vidas". Após esta temporada, o projeto será levado às comunidades carentes de Montes Claros, com o objetivo de envolver, com a arte e a cultura, a juventude local, que se encontra em situação de risco ante os crescentes índices de criminalidade e violência - ressalta Cláudio Prates.

O espetáculo é livre para todos os públicos. Os ingressos antecipados custam R$ 5,00 e podem ser adquiridos nas livrarias Chama Viva e Santa Terezinha e na loja Alfaia Homem. Mais informações pelos telefones: (38) 8404-2000, 9126-2635, 9931-7667 ou 8815-3527.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: