A União Estadual dos Estudantes (UEE-MG) realizará hoje (4/9) a cerimônia de posse da nova direção da entidade.
A UEE realizou em junho deste ano o seu 41º congresso na cidade de Viçosa e elegeu como presidente a estudante de história da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Luiza Lafetá.
A UEE realizou em junho deste ano o seu 41º congresso na cidade de Viçosa e elegeu como presidente a estudante de história da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Luiza Lafetá.
São muitos os desafios a serem enfrentados pelos 41 diretores da entidade. A retomada do patrimônio das entidades estudantis e a realização da primeira Bienal de Cultura da UEE-MG estão entre as prioridades.
No campo educacional, os estudantes prometem tomar uma postura mais firme pela efetivação de uma política de ensino superior no estado. Pedem a duplicação dos investimentos nas universidades estaduais e a construção de um campus da UEMG na capital.
Ceeb
A democratização e transparência nas ações do duvidoso Conselho Estadual de Educação também é bandeira da UEE para a gestão. Em relação à organização da rede do movimento estudantil, a entidade se prepara para realizar um Conselho Estadual de Entidades de Base (Ceeb) que reunirá Centros Acadêmicos (CAs) e Diretórios Acadêmicos (DAs) de todo o estado.
Para a presidente Luiza, o momento é de somar forças com todas as correntes dos movimentos sociais para avançar no que chama de "agenda progressista". “Devemos nos unir em torno de bandeiras como a expansão da rede superior de ensino e pela gratuidade na Uemg e na Unimontes. O governo deve começar a pensar a universidade como um instrumento de melhoria e qualificação do nosso povo, não como um problema oneroso, como pensa o nosso governador” afirma.
Atualmente, a UEE mineira é composta por nove correntes políticas e deverá ter representação de estudantes de todas as redes de ensino e regiões do estado. Após a realização da cerimônia de posse, os estudantes planejam uma animada festa na noite belorizontina.
Serviço:
Posse da UEE-MG
Local : Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Data : 4 de setembro
Horário : 18 h
Pedro Leão para o Caderno Vermelho Minas
A Estrada vai além do que se vê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário