sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Montes Claros receberá o Expresso Cidadania

Projeto da Almg será lançado dia 4 de março e vai percorrer 12 municípios do interior de minas para promover o alistamento eleitoral. Objetivo é que cerca de 25 mil pessoas participam das atividades
A Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, (TRE-MG) e a secretaria de Estado de Educação, lança no próximo dia 4 de março (terça-feira) o Expresso Cidadania, programa especialmente voltado para os jovens de 16 a 18 anos com objetivo de incentivar a participação política a partir do alistamento eleitoral.
A cerimônia de lançamento será realizada às 11 horas, no Salão Nobre da Almg. Já estão marcadas visitas a 12 municípios do interior de Minas, entre os dias 5 de março e 24 de abril, com programação de palestras, apresentação teatral e discussões sobre a importância da participação dos jovens em atividades relacionadas ao debate político. O Projeto deve atingir cerca de 25 mil estudantes.
Os encontros envolverão alunos das escolas participantes do Programa de Educação Afetivo-Sexual (Peas), que fazem parte de um sistema articulado pela Secretaria de Estado de Educação voltado para o incentivo ao protagonismo juvenil. Estima-se a participação de 25 mil estudantes. A iniciativa tem o apoio do Ministério Público Estadual, da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude, Cemig, Copasa, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Serviço Social da Indústria (Sesi), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e União Colegial de Minas Gerais - Belo Horizonte (UCMG).

Expresso cidadania + Se liga 16
O Expresso Cidadania contará com o apoio de algumas entidades estudantis, entre elas a União Colegial de Minas Gerais (UCMG), que está realizando o “Se liga 16”, uma ampla campanha que pretende incentivar os jovens mineiros a se alistarem para as eleições deste ano, estimulando a participação política da juventude por meio do voto consciente.
Para estimular a participação dos estudantes, a programação do Expresso Cidadania incluirá discussão e votação de dois temas políticos de interesse dos jovens: cotas para negros no ensino superior e redução da maioridade penal. A votação sobre os temas será feita em urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral.
A idéia é provocar reflexão, atitude e compromisso com a sua escola, seu bairro, sua cidade, seu Estado, relacionando ao campo de valores éticos, culturais e sociais a consciência pessoal e coletiva.
De acordo o presidente da UCMG, Flávio Panetone, a atitude da Assembléia Legislativa de criar o projeto e convidar as entidades estudantis foi muito importante para criar parcerias e reforçar o tema. “Nossa participação no projeto é essencial para mostrar ao jovem a visão crítica de temas que polarizam o debate da juventude. Considero esta uma parceria que pode render bons resultados futuros para o Minas e para o país”, avalia.

História
Em todos os períodos da história Brasileira, a juventude foi protagonista das transformações políticas e, na década de 80, teve participação ativa na democracia brasileira. Cabe destacar a aprovação no ano de 1985, da lei do Grêmio Livre que possibilitou a liberdade de expressão política dos estudantes secundaristas em suas escolas.
Em 1988, foi aprovado graças à mobilização e pressão da juventude brasileira, o direito de votar aos 16 anos. Como conseqüência desta conquista, em 1989, mais de 3,5 milhões de jovens foram às urnas votar, junto com os demais que durante 20 anos, foram impedidos de escolher o presidente da república.
Completando quase 20 anos, desde sua aprovação, o direito ao voto aos 16 anos, é e sempre será um exemplo de participação e democracia da juventude no país.

Cronograma
Montes Claros - 5 e 6 de março Norte de Minas
Uberaba - 10 e 11 de março Triângulo Mineiro
Uberlândia - 13 e 14 de março Triângulo Mineiro
Divinópolis - 18 e 19 de março Centro-Oeste
Pouso Alegre - 25 de março Sul de Minas
Poços de Caldas - 27 de março Sul de Minas
Patos de Minas - 31 de março e 1º de abril Alto Paranaíba
Paracatu - 3 de abril Noroeste de Minas
São João del Rei - 7 e 8 de abril Central
Juiz de Fora - 10 e 11 de abril Zona da Mata
Teófilo Otoni - 14 e 15 de abril Jequitinhonha/Mucuri
Ipatinga - 23 e 24 de abril Central
Região Metropolitana de Belo Horizonte (Sabará, Lagoa Santa e Contagem) - 28 e 29 de abril Central
Belo Horizonte - 30 de abril Capital

Da Redação do Caderno Vermelho Minas
Maiores informações com o Diretor da UCMG em Montes Claros, Lucas Cardoso, no fone 9105 3650

A Estrada vai além do que se vê!


5 comentários:

Unknown disse...

Grande iniciativa essa.... com, certeza será um importante elemento de mobilização da juventude...PARABÉNS UCMG!!!!!!! a gestão já começa bombando!!!!!!

Unknown disse...

ramom... esse cronograma não deve estar inteiramente atualizado... pois o presidente da ucmg já confirmou que a caravana passará por Governador Valadares e você não colocou ai... q isso!!! esquecer da Goriosa Governador Valadares não dá né... desse jeito vou parar de visitar seu blog hehehehe

Ramon Fonseca disse...

Danniel, obrigado pelos comentários e pelo alerta. Mas conferindo mais uma vez o blog do Expresso Cidadania, de fato Governador Valadares não está incluída, o que é uma grande pena.
Tomara que a caravana deixe um saldo positivo em toda Minas Gerais.
Abraço!

ANNY disse...

OI PARTICIPEI HOJE DIA 05 DO EXPRESSO CIDADANIA E GOSTARIA DE DAR OS PARABÉNS A TODOS POIS ESSE PROJETO FOI EXCELENTE. ESPERO QUE TENHA MAIS PROJETOS ASSIM AQUI EM MONTES CLAROS. OBRIGADA!!!

Ramon Fonseca disse...

Anny, já publicamos informações das atividades de hoje do Expresso Cidadania em uma postagem mais recente.
Grande Abraço!