sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

70 com corpinho de 20!

Em um ato político realizado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a União Nacional dos Estudantes (UNE) lançou a Jornada de Lutas pela Educação, que neste ano ocorrerá entre os dias 24 e 28 de março. Estiveram presentes e manifestaram seu apoio à iniciativa as seguintes entidades: Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Marcha Mundial de Mulheres, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra Sindical), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União de Negros pela Igualdade (Unegro), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Brasileira de Mulheres (UBM) e Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM). A união dessas entidades sob a bandeira do maior investimento da educação e na luta contra a mercantilização do ensino apresenta uma grande perspectiva de mobilização e êxito da Jornada.
As atividades (passeatas, debates, manifestações) ocorrerão em todo o país em celebração aos 40 anos de morte do estudante Edson Luis, assassinado no Rio de Janeiro, em 1968, durante manifestação contra o fechamento do restaurante estudantil Calabouço.
A Diretoria da UNE definiu também seu calendário de atividades para o próximo período. Além da Jornada de Lutas, ganham destaque a Caravana da Saúde, que ocorrerá de abril a outubro, percorrendo todo o país debatendo as questões da saúde relacionadas aos jovens, o lançamento da VI Bienal da UNE, que terá como tema “A Formação do Povo Brasileiro”, e os encontros GLBTT, de Negros, Negras e Cotistas (ambos em abril deste ano), de Mulheres e de Meio Ambiente (ambos no primeiro semestre de 2009).
Vale ressaltar a intensidade do calendário de mobilizações proposto pela entidade estudantil, demonstrando a vitalidade da UNE em seus 70 anos. Confira o calendário completo clicando aqui.
A data de hoje é marcada pela comemoração de um ano da retomada da sede histórica da UNE na Praia do Flamengo, 132 no Rio de Janeiro. No Blog do Petta, Presidente da entidade na época da retomada, você confere uma breve retrospectiva dos acontecimentos.

A Estrada vai além do que se vê!

2 comentários:

Gustavo Petta disse...

Grande UNE! Nesse aniversário de 1 ano da retomada da sede, nada como mostrar que os estudantes têm sim o poder de mobilização. A jornada de lutas mostra isso, sempre contemplando cada vez mais causas e mantendo força da juventude.

Abraços!

Ramon Fonseca disse...

Outro comentário recebido por e-mail:

"Falou camarada, aqui quem fala é o vice-presidente/dir. finanças e formação da união da juventude socialista de Resende-RJ e também Tesoureiro da união municipal dos estudantes secundaristas ( Rogério dos Santos): muito do dez esse seu blog, o meio ambiente é assunto principal aqui pois nós temos uma garota que trabalha bem nessa Tahina Btencourt dir. de meio ambienta da UJS/RESENDE.

saudações juvenis "