segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Ministro do Trabalho vai intervir nas demissões da Coteminas.

Lourival, o Ministro Carlos Lupi, Jô Moraes e Lipa Xavier em Brasília


Em reunião com o Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, juntamente com a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) e o sindicalista Lourival Soares, o vereador Lipa Xavier (PCdoB) entregou ao ministro uma carta em nome da Comissão de Ética Parlamentar da Câmara Municipal de Montes Claros na qual solicita a intervenção do Ministério para conter o processo de demissões na Coteminas.

Na carta é feito um relato pormenorizado da situação da cidade, e do impacto que as 800 demissões terão na vida dos trabalhadores e na economia local.

O Ministro Carlos Lupi se mostrou sensibilizado com a situação, afirmando que "cada trabalhador que é demitido é como se o próprio ministro responsável fosse um pouco demitido também."

Comprometendo-se a entrar em contato com o presidente do Grupo Coteminas, Josué Cristiano Gomes da Silva, no mais tardar até a próxima semana, para tentar uma negociação que ponha fim às demissões, o ministro afirmou que "vê grandes possibilidades de uma solução satisfatória", dadas as boas relações que sempre manteve com o presidente da empresa.

Ao fim, protocolando o recebimento da carta entregue pelo vereador Lipa Xavier, afirmou que, caso não seja possível um entendimento para pôr fim às demissões, a alternativa seria o caminho legal, com base no que dispõe as Convenções 151 e 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Essas Convenções, cuja ratificação pelo Brasil já foi encaminhada pelo presidente Lula ao Congresso Nacional, estabelecem condições bastante rigorosas contra as demissões imotivadas, como as que estão em curso na Coteminas.


Parabenizamos a iniciativa dos parlamentares e aguardamos as providências do Ministro. Continuamos de olho!



A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Anônimo disse...

Enquanto o diretório do pt de BH à luz do dia decide quem é o presidente do partido em Montes Claros às escuras da noite deputado estadual do DEM dono de uma propalada gigante do ensino universitário nascida em Montes Claros ordena a transferência de toda a administração da SOEBRAS para a capital mineira, e ninguém faz nada, já não bastasse o desemprego causado pela poderosa coteminas.Queremos ver vereadores de Montes Claros com ações praticas e não de olho no voto de nos pobres desempregados visando retornar em 5 de outubro a uma cadeira no legislativo municipal. .Agam efetivamente e deixam de demagogia, pois mesmo desempregados temporariamente estamos de olho em todos os Srs

SOBROU INCLUSIVE PARA SOBRAL