segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Fim de semana movimentado pela juventude mineira!

Mesa de abertura da Conferência Regional de PPJ do Norte de Minas e Vale do Jequtinhonha


Como já havia divulgado aqui no Blog, na sexta-feira a Unimontes sediou a 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas de Juventude do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Com jovens representando mais de 20 cidades da região, a Conferência debateu temas como Educação, Cultura, Esportes, Trabalho, Saúde e Direitos Humanos, elencando propostas a serem defendidas na Conferência Estadual de PPJ, que ocorre em Belo Horizonte entre os dias 15 e 17 de março.
A mesa de abertura contou com a presença do Prefeito de Porteirinha, Alonso Reis, do Presidente do Conselho Estadual da Juventude, Nilo Furtado, da representante da Secretaria Nacional de Juventude, Patrícia Nogueira, do diretor do DCE Unimontes e membro da Coordenação Nacional da Juventude Negra, Juliano Gonçalves, do diretor da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), Lucas Cardoso, além deste que vos tecla representando o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ), entre outros.
Tive também a oportunidade de palestrar sobre a necessidade de mobilização e maior intervenção política da juventude norte-mineira, reafirmando o papel do protagonismo juvenil como motor das mudanças em nosso país.
Depois de animados Grupos de Discussão, foram lidas as propostas aprovadas por segmento e foram eleitos delegados e delegados de 15 cidades da região. A Conferência ficou marcada pelo convite do prefeito de Porteirinha, Alonso Reis, para a realização de um Seminário naquela cidade, com o objetivo de discutir as políticas públicas de juventude e trocar experiências bem sucedidas de nossa região. Vale lembrar que Porteirinha, cidade com cerca de 38 mil habitantes, possui Secretaria Especial de Juventude, ao contrário da maioria das cidades da região que, com raras exceções, sequer possuem um órgão para articular as políticas juvenis em sua cidade.

Vale do Aço na luta!

No sábado (23) estive em Coronel Fabriciano participando da 1ª Conferência Municipal de Juventude da cidade. Com organização da Prefeitura, da União da Juventude Socialista (UJS), do Diretório Central dos Estudantes da Unileste, além dos demais grupos juvenis da cidade, a Conferência realizou-se no belo Centro de Educação e Arte e foi um verdadeiro sucesso, envolvendo cerca de 500 jovens nas mais de 20 Pré-Conferências e cerca de 150 na etapa municipal!
Logo na abertura, o prefeito Chico Simões assumiu o compromisso de criar, ainda neste ano, o Conselho Municipal de Juventude, importante canal de elaboração e de participação juvenil. Também esteve presente palestrando sobre as perspectivas de políticas públicas de juventude, o representante do Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Wallison Brandão que, junto comigo, trabalhou o conceito de juventude, fez um apanhado histórico das PPJ, e apontou os desafios para a juventude na atualidade.
Nos Grupos de Trabalho, ficou evidente a luta dos jovens fabricianenses pelo passe livre no transporte coletivo urbano e intermunicipal. Segundo o presidente do DCE-Unileste, Adolfo Thomaz, “vários acadêmicos da Unileste tem abandonado seus cursos por não conseguirem arcar com as mensalidades e ainda terem que desembolsar um alto valor com transporte”. Adolfo foi ovacionado ao anunciar que a proposta havia sido aprovada por unanimidade em seu GT e, aproveitando a oportunidade e o ânimo da galera, convocou os jovens a participar da jornada de lutas pelo passe livre, em março.
A Conferência elegeu Everton Bragança, presidente municipal da UJS, e o jovem Leandro, como delegados representantes da sociedade civil à etapa estadual. Segundo Everton, “o anúncio da criação do Conselho Municipal de Juventude foi estimulante, mas queremos mais. Queremos a Secretaria Municipal de Juventude pra articular as políticas juvenis na cidade.”
Deixo aqui um fraterno abraço à moçada de Fabriciano que me recepcionou muito bem e me deixou ainda mais animado pra continuar na luta por mais direitos e canais de participação juvenil. Valeu moçada!

Conjuve tem novo Presidente

Meu dileto amigo Danilo Moreira, com quem tive a honra de militar nos bons tempos de movimento estudantil, é o novo Presidente do Conselho Nacional de Juventude. No Conjuve, há um rodízio na presidência, alternando um representante do poder público e um da sociedade civil. Representando a Secretaria Nacional de Juventude, Danilo é o organizador da Conferência Nacional de Juventude e tem um vasto histórico de lutas. Baiano de Feira de Santana, iniciou sua militância ainda no movimento secundarista de sua cidade e chegou, anos depois, à direção da União Nacional dos Estudantes (UNE), e foi um dos fundadores do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).
Confira a cobertura da eleição da mesa diretora do Conjuve e entrevistas com Danilo Moreira no Portal Vermelho, na página da UJS e no Estudantenet.
Boa sorte Danilão!

Em tempo: Também rolou a Conferência da região metropolitana de Belo Horizonte, você confere as informações aqui. A entrevista com a Patrícia Nogueira da Secretaria Nacional de Juventude será publicada nesta semana.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: