segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

CUT entra na luta dos trabalhadores da Coteminas


Os trabalhadores da Coteminas ganharam um reforço de peso na luta contra as demissões de centena de operários e operárias. Depois das ações promovidas pela Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) divulgou nota em que denuncia o histórico de opressão e lucro exorbitante da empresa.


Abaixo a nota na íntegra:



INDÚSTRIAS DE MONTES CLAROS OPRIMEM TRABALHADORES


Desde a implantação do pólo industrial em Montes Claros, nos anos 70, através de incentivos fiscais do governo federal, de doação de terrenos e isenção fiscal do município, várias industrias se instalaram aqui. Chegaram empresas como Pegeuot, MECA, TRANSIT e outras. As empresas se estruturam, ganham muito dinheiro, e se estruturam em outros Estados com o capital acumulado na cidade. Quando o período de benefícios fiscais termina, estas empresas fecham e deixam vários trabalhadores demitidos sem seus direitos trabalhistas.

Diante das pressões, os trabalhadores se organizaram para defender seus direitos e as opressões se intensificaram. No grupo da Coteminas, logo após a fundação da Associação de Trabalhadores, vários dos seus diretores foram demitidos.

A CUT –Central Única dos Trabalhadores vem repudiar toda a história de opressão da Coteminas, desde à perseguição às lideranças sindicais até essa escandalosa demissão em massa, com o argumento de modernização dos seus equipamentos e alta taxa da energia elétrica. Como sempre, o sacrifício cai em cima das famílias trabalhadoras.

O grupo Coteminas é um dos mais lucrativos do mundo. Isto se dá ainda mais com os baixos salários pagos aos trabalhadores. Os benefícios sociais da empresa ajudam, mas também mascara a opressão salarial e sindical.

Nós, sindicalistas da CUT, estamos nos colocando à disposição dos trabalhadores na luta pela garantia dos seus direitos. Chamamos a atenção do nosso vice-presidente da República, José de Alencar, que diz ter um compromisso político e social com Montes Claros e norte de Minas. Na campanha eleitoral esteve com os trabalhadores na fábrica, criando expectativa de garantia de mais empregos, com o fortalecimento industrial de Montes Claros. O que estamos vendo é justamente o contrário. Em vez de mais empregos, demissões em massa, e várias fábricas fechando suas portas.


Não às demissões!

Pela garantia do emprego e dos direitos dos trabalhadores!

CUT - Central Única dos Trabalhadores Norte de Minas


A Estrada vai além do que se vê!



Nenhum comentário: