quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Levante sua Bandeira!

As Políticas Públicas de Juventude estão bombando!
2008 ficará marcado como o ano em que se realizou a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. O Governo Federal, atendendo à reivindicação juvenil histórica, criou o Conselho Nacional de Juventude, a Secretaria Nacional de Juventude, e agora avança ainda mais com a realização desta Conferência que está mobilizando a juventude de todo o país.
Algumas cidades de nossa região realizaram Conferências Municipais e já elegeram delegados às etapas estadual e nacional, porém na grande maioria isso ainda não aconteceu. A última oportunidade será nesta sexta-feira, com a realização da 1ª Conferência Regional de Políticas Públicas de Juventude do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, que acontecerá no Auditório Mário Ribeiro da Silveira da Unimontes, a partir das 9 da manhã. Com coordenação a cargo do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unimontes, com apoio da própria universidade, das prefeituras da região, e de diversas entidades juvenis, entre elas o Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ), do qual sou seu representante na Comissão Organizadora. A expectativa é que jovens de dezenas de municípios estejam presentes para este importante momento de debate e reflexão sobre as políticas de juventude em nossa região e no Brasil.

Conselheiros empossados
Na última segunda-feira (18) tomaram posse os novos membros do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), confiram as novidades da posse no Blog do Petta. Na ocasião da primeira reunião do novo Conjuve, foi lançada oficialmente pesquisa do iBase em parceria com o Instituto Polis intitulada “Juventude e Integração Sul – Americana”. Nesse estudo foram identificadas seis demandas principais, sendo que educação de qualidade (com ênfase na formação profissional), seguida por trabalho decente, é a principal. Há ainda: ecologia, cultura, segurança e transporte (esta última com foco das maiores mobilizações recentes de jovens na América do Sul).
A pesquisa foi realizada em ao longo de 2007 e ouviu 960 jovens e especialistas em juventude em seis países da América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia. Os relatórios na íntegra, divididos por país podem ser conferidos aqui.

É isso aí moçada, amanhã trago um bate-papo exclusivo com a representante da Secretaria Nacional de Juventude, Patrícia Nogueira, que virá abrilhantar a Conferência Regional de PPJ, cuja programação segue abaixo:

8:00 – Credenciamento

9:00 – Atividade Cultural

9:30 – Solenidade de Abertura

10:00 – Exposição “Panorama das Políticas Públicas de Juventude”
- Nilo Furtado – Presidente do Conselho Estadual de Juventude de Minas Gerais
- Patrícia Nogueira – Secretaria Nacional de Juventude

11:00 – Mesa-Redonda: “Experiências e Desafios das PPJ no Norte de Minas”
- Juliano Gonçalves (DCE Unimontes / Afroatitude)
- Alonso Reis (Prefeito de Porteirinha)
- Ramon Fonseca (Membro do Conselho Diretor do Centro de Estudos e Memória da Juventude / CEMJ)
- Orlando (Conselheiro Municipal de Juventude de Salinas)
- (Mediador: Leonardo Grilo (Coordenador de Juventude da Prefeitura de Montes Claros)

12:00 – Intervalo para almoço

14:00 – Atividade Cultural: Hip-Hop

14:30 – Grupos de Debate:
- Educação, Esporte e Lazer
- Saúde
- Trabalho e Renda
- Meio Ambiente
- Cultura
- Segurança e Direitos Humanos

16:15 – Lanche

16:30 – Plenária Final

18:00 – Atividade Cultural de Encerramento: Voz e Violão com Vanelle Araújo



A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: