terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Audiência Pública discutirá demissões na Coteminas

Lipa Xavier durante a panfletagem na Cotenor

A luta dos trabalhadores e das trabalhadoras da Coteminas, capitaneada pela Chapa 2/ Oposição Classista e pela CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), continua a todo o vapor.
Ontem os trabalhadores ficaram acampados durante todo o dia em frente à fábrica da Cotenor (uma das empresas do Grupo Coteminas), denunciando a demissão arbitrária dos trabalhadores do grupo, e convocando os trabalhadores para a manifestação que ocorreu hoje de manhã na reunião ordinária da Câmara Municipal.
Estive lá durante a noite e pude perceber o clima de indignação daqueles que, com o seu suor, ajudaram a construir uma das maiores empresas do nosso país, e hoje vivem sob a ameaça de ficarem desempregados a qualquer momento. Os operários que chegavam ao trabalho e aqueles que iam para suas residências após mais um dia de labuta, percebiam que não estavam sozinhos na luta para manter seus empregos. Dirigentes da União da Juventude Socialista (UJS), da União Popular de Mulheres (UPM), de sindicatos de outras categorias, além do vereador Lipa Xavier (PCdoB) estiveram presentes prestando sua solidariedade e reafirmando seu compromisso de estar ao lado dos trabalhadores em mais este desafio.
No dia em que centenas de trabalhadores saíram às ruas de São Paulo para lançar a
campanha nacional pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário, a CTB também esteve presente em Montes Claros levantando mais essa bandeira.
Tive a oportunidade de me reencontrar com meu velho amigo flamenguista José Carlos Padilha Áreas, dirigente do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), empunhando o microfone e conclamando os trabalhadores a lutar por seus direitos. José Carlos se espantou com a atitude pelega do sindicato da categoria que, sequer, preocupou-se em defender sua categoria, “essa postura do sindicato não respeita a história de lutas do povo brasileiro. Os representantes desses trabalhadores não podem ficar de braços cruzados e boca fechada com as demissões que estão ocorrendo” afirmou.
Na manhã desta terça-feira, os trabalhadores se dirigiram à Câmara Municipal para reivindicar do Legislativo ações que impeçam que as demissões continuem, e que os trabalhadores já demitidos sejam reaproveitados em outras unidades do grupo.
Durante a reunião o vereador Lipa Xavier denunciou firmemente a ação da empresa e se solidarizou uma vez mais com os trabalhadores, destacando que uma Comissão já foi constituída para tentar agendar uma reunião com o Ministério do Trabalho.
Os motivos alegados pela empresa, como corte dos custos com energia elétrica, não justificam as demissões, pois a empresa recentemente foi classificada como uma das cem mais lucrativas do mundo e uma das 13 do Brasil.
Lipa subscreveu proposta que transformou a reunião ordinária da próxima quinta-feira em audiência pública para discutir o assunto com autoridades locais, representantes da empresa, dos trabalhadores e da sociedade civil.
Continuamos solidários e lutando pela reintegração dos demitidos e para barrar novas demissões de trabalhadores. Mais informações no Blog em breve.

A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: