terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Se muito vale o já feito, mais vale o que será

Reitor Paulo César Gonçalves de Almeida e Ministro Fernando Haddad

Na última sexta-feira (15), recebemos em Montes Claros a visita do Ministro da Educação, Fernando Haddad, que iniciou por aqui a Caravana da Educação em Minas Gerais, que tem como objetivo, lançar o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) nos estados. Em reunião com cerca de 200 prefeitos da região, Haddad reiterou que o regime de cooperação entre estados, municípios e a União é condição fundamental para o sucesso do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “Não é com programas regionais ou estaduais que vamos alcançar os resultados que pretendemos. Temos de nos valer dos exemplos de países como a Coréia do Sul e a Irlanda, que passaram a tratar a educação como política de estado, não de governo”, disse o ministro. “Por isso, alcançaram os resultados que os colocam entre os mais desenvolvidos do mundo.”
Em Montes Claros, o Ministro anunciou a criação de cinco novos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em nossa região, nas cidades de Buritizeiro, Cristália, Francisco Sá, Janaúba e Urucuia. Esses pólos terão como prioridade a formação de professores da educação básica, “a União tem de assumir sua cota de responsabilidade na formação de professores”, disse Haddad.
O MEC anunciou a construção de seis creches federais em Montes Claros ainda neste semestre e confirmou que o processo de implantação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) em Montes Claros, Pirapora e Curvelo, já está em andamento, com licitação prevista para o próximo mês, o que possibilitará uma formação tecnológica de gratuita e de qualidade para o norte de Minas. Cabe lembrar que a educação profissional e tecnológica brasileira passa pela maior expansão de sua história. De 1909 a 2002, foram construídas 140 escolas técnicas no país. Nos últimos cinco anos, o Ministério da Educação já entregou à população 39 novas unidades das 64 previstas na primeira fase do plano de expansão da rede. As 25 restantes serão entregues nos próximos meses.
Encerrando sua estadia em nossa cidade, a comitiva do MEC visitou o Campus Universitário Darcy Ribeiro da Unimontes, onde ocorreu rápido pronunciamento do Ministro afirmando que era um orgulho conhecer “a melhor universidade pública estadual do País”, lembrando que esta classificação foi obtida no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do MEC. “Nós nos orgulhamos de poder freqüentar o ambiente da Unimontes, de desfrutar dessa convivência e manifestar o desejo de estreitar esse laço com o MEC em todos os programas que estão sendo realizados no Plano de Desenvolvimento da Educação”, afirmou o ministro Fernando Haddad, que foi recebido pelo reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, e por integrantes da administração superior da universidade.
A temporada de boas notícias educacionais continuou ontem à noite, durante a apresentação do “Relatório de Gestão – dezembro de 2006 a dezembro de 2007” da Unimontes. Em solenidade ocorrida no Auditório Mário Ribeiro da Silveira, o reitor apresentou um balanço das atividades do último período e as perspectivas para 2008. Segundo o professor Paulo César, a Unimontes inaugurará neste ano o Campus de Bocaiúva, com os cursos de Licenciatura Plena em Química e Física, com o objetivo de superar a defasagem de profissionais dessas áreas em nossa região. Outros avanços foram anunciados e esperamos que sejam cumpridos, mas sentimos falta de uma possibilidade real de avançarmos na Assistência Estudantil, bandeira histórica dos estudantes dessa instituição. A necessidade de creches para os filhos de acadêmicas, servidoras e professoras, o Restaurante Universitário e a Moradia Estudantil são algumas das reivindicações dos estudantes.
Como canta o grande Milton Nascimento, “se muito vale o já feito, mais vale o que será”.


A Estrada vai além do que se vê!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ê Ramonzito, mas tu tá se saindo um grande jornalista hein? Cadê o povo da comunicação de Minas que ainda não te deu tarefa? Chega de UJS bicho, vai somar agora nos comunicadores do PCdoB rsrsrs E só para constar, o post sobre a vitória do Mengão está perfeito! Por essas e outras que sou sua fã número um. Grande abraço. Aninha Santos

Zéder disse...

Que legal incluir Janaúba e até Urucuia (minhas cidadezinhas do coração)! Química e Física na Unimontes! Legall. Bom de mais!