terça-feira, 13 de abril de 2010

UJS quer visitar 4 mil salas de aula até 5 de maio

Reunida na noite de sábado (10), em Brasília, a Direção Nacional da União da Juventude Socialista (UJS) fez um balanço do processo de mobilização do 15º Congresso e apontou medidas para dar impulso ainda maior a esta que é a prioridade do semestre.

O clima da reunião foi de entusiasmo devido à vitoriosa primeira fase do Congresso, que compreendeu lançamentos públicos e plenárias estaduais por todo o país. Vinte e quatro estados já realizaram alguma atividade congressual com acompanhamento de algum membro da executiva nacional.

A reunião enfatizou a necessidade de tornar o Congresso da UJS o mais público possível, utilizando-se de mecanismos de mídia e dando máxima visibilidade para esse importante momento de debate de ideias e projetos para o país. Para Marcelo Gavião, presidente da UJS, "a batalha que travaremos em 2010 exige ousadia e a marca da UJS sempre foi a ousadia. Além disso, o Congresso deve refletir o momento de democracia que nosso país vive".

Um exemplo a ser seguido e que mostra ser possível ampliar o eco do Congresso foi o anúncio publicado na contracapa da revista Caros Amigos deste mês de abril. A ideia agora é buscar fazer o mesmo em outras mídias, como outdoor, busdoor, TVs educativas, de Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, rádios comunitárias, sites, revistas e jornais locais.

Construir o Congresso nas salas de aula
Vencida essa primeira etapa, que consolidou o tema e colocou o Congresso na agenda, é hora de impulsionar ainda mais as filiações à entidade.

Para isso, foi estabelecida a meta de ocupar as maiores escolas de cada capital do país até o dia 05 de maio, reforçando a campanha "Se Liga, 16" tocada pela UJS. A ideia é que as direções estaduais rodem até 500 mil panfletos da campanha.

Neste esforço concentrado será possível visitar 4000 salas de aula de 540 escolas diferentes. A proposta é filiar cerca de 50 mil secundaristas neste processo.

Na mesma linha, foi instituído um Dia Nacional de passagem em salas de aula para divulgar o congresso nas universidades. A data escolhida foi 28 de abril.

Todas as frentes com agenda definida
Outra resolução foi estabelecer agendas concretas do Congresso para todas as frentes de atuação, ampliando o alcance e enriquecendo o debate político com as contribuições de olhares diversificados. Para tanto, devem ser estabelecidos planos, metas e controle específicos para cada área.

Foi ainda discutido o controle da mobilização e cadastro na Rede UJS a partir de relatórios semanais, a necessidade de construir congressos municipais bastante abertos e em sintonia com a juventude de cada local, aos moldes de festivais juvenis, além de se preparar congressos estaduais de boa qualidade e representatividade política.

Fernando Borgonovi, para o portal da UJS


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: