sexta-feira, 30 de abril de 2010

Não ao sucateamento da educação

Por Péricles Francisco*

No último dia 8 de abril os trabalhadores em educação de Minas Gerais entraram em estado de greve por tempo indeterminado. Justo, o governo de Minas resiste em implantar o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) dos professores de R$ 1.312,85.

A implementação do PSPN em nosso estado representa a valorização de uma área fundamental para o desenvolvimento do nosso povo. Precisamos garantir que a juventude se interesse mais pela docência, ofício de tanto valor na formação cidadã.

O ex-governador Aécio Neves (PSDB) deixou como "herança", um aumento de apenas 10% para os servidores, que não é suficiente. Os trabalhadores em educação de Minas tem hoje um teto, não um piso, de R$ 935,00 que corresponde ao total da remuneração mensal. Este é o 8º pior salário do país. Mais uma prova de que Minas Gerais vai na contramão dos avanços que o povo brasileiro conquistou no último período.

O descaso com os trabalhadores em educação é só mais uma mostra da condução do governo de Minas, além disso, os investimentos nas escolas públicas são poucos, é necessário que se construa um projeto educacional em Minas. A valorização do professor deve estar, juntamente com outras políticas públicas, no centro do debate.

A greve dos professores não poderia vir em melhor hora, o ano de 2010 é um ano importante para as decisões que o Brasil e Minas Gerais tanto necessitam. Cabe a nós, trabalhadores, estudantes e toda a sociedade organizada, ser a vanguarda dessas lutas, e temos que ir além, assim como os servidores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no norte mineiro, que também estão em greve por tempo indeterminado. Todo o movimento social mineiro deve ir às ruas e desmascarar o choque de gestão e dizer ao povo que o estado deve ter papel indutor no desenvolvimento. Precisamos é de investimento no povo, com distribuição de renda.

Os estudantes mineiros estão na luta ao lado dos trabalhadores em educação. Convocamos todos os estudantes a estar em estado de alerta e dizer “NÃO” ao sucateamento da educação em Minas Gerais.

* Estudante da Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central), Presidente da União Colegial de Minas Gerais (UCMG) e Vice–presidente em Minas Gerais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).


A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Luciana disse...

Muito Obrigada pelos parabéns porem, você esqueceu de ver no blog o seu ´´presente´´ de aniversário. O nome do texto é: Felicidades Bom Amigo.