quinta-feira, 22 de abril de 2010

Estudantes definem pauta de reivindicações

Nota do Comando Geral de Greve dos Estudantes da Unimontes

O comando de greve dos estudantes da Unimontes, composto pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE Unimontes), Centros Acadêmicos, e outras lideranças do movimento estudantil, aprovado pela assembleia geral dos estudantes, realizada na última segunda feira (19/4), apresenta ao conjunto da comunidade acadêmica, à reitoria, ao governo do estado de MG, aos deputados e demais lideranças políticas, parte das reivindicações estudantis:

- Fim da lista tríplice nas eleições da reitoria, que a decisão da comunidade acadêmica seja soberana.

- Paridade nas eleições da reitoria e nos órgãos colegiados, garantindo assim representação para os estudantes em todos os segmentos da universidade.

- Restaurante Universitário, agilidade no processo de construção e inauguração deste.

- Moradia Universitária que atenda a demanda existente dos estudantes de fora de Montes Claros.

- Ampliação do sistema laboratorial, que atualmente é precário e não atende as necessidades de cada curso.

- Centro de Desenvolvimento Infantil, que atenda as mães estudantes, servidoras e professoras, e que seja também um laboratório para os diversos cursos vinculados como Pedagogia, Artes, Educação Física, Odontologia, Enfermagem, Medicina, entre outros.

- Ampliação das bolsas de inicição científica e dos projetos de extensão, garantindo assim, maior possibilidade ao estudante de engajamento na vida universitária.

- Construção de um centro de vivência com um anfiteatro, visando assim um espaço de congregação da comunidade acadêmica e de divulgação das expressões artísticas e culturais da mesma.

- Orçamento próprio para a Unimontes, fazendo com que a comunidade acadêmica possa realmente exercer a autonomia universitária prevista na Constituição brasileira.


Também ficou definido na reunião do comando de greve dos estudantes os seguintes encaminhamentos :

- Manifestação em conjunto com Sind-UTE e professores na praça Gonçalves Chaves (em frente ao Automóvel Clube) dia 22 de abril às 15horas.

- Ciências Sociais - Assembleia do Curso às 17 horas do dia 23/4/10 no auditório do Centro de Ciências Humanas e, loco depois, sessão de cinema com o filme Araguaya - a Conspiração do Silêncio - Ronaldo Duque.

- Geografia - Assembleia do Curso as 19 horas do dia 26/4/10 no auditório do Centro de Ciências Humanas.

- Economia - aguardando reunião do CA para definir a data da assembleia.

- Artes Teatro - aguardando parecer da data da assembleia.

- Criar atividade em conjunto com o H.U.

A próxima reunião do comando ocorrerá na segunda-feira (26/4) às 10:00 no DCE.


A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Daniel Dias disse...

Parabéns ao DCE e ao camarada Danniel Coelho pela condução dos trabalhos a frente do DCE. Vamos manter a mobilização. Estou representando o DCE no 58 CONEG da UNE no RIo de Janeiro. Neste momento, o movimento estudantil de todo o Brasil toma conhecimento da situação da unimontes. Neste domingo, dia 25/04, será encaminhado ao plenário uma moção de apoio da União Estadual dos Estudantes em apoio ao movimento. Grande abraço a todos. A luta continua!