terça-feira, 20 de abril de 2010

Congresso da ANPG elege presidente mineira


Sob a chamada “A ciência não está de braços cruzados, e você?”, congresso da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) cresceu 300% e elegeu a primeira presidente negra da entidade.


Enquanto o número de delegados e delegadas do último congresso da ANPG – realizado em julho de 2008 em Campinas (SP) – somou 130, o 22º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, que ocorreu entre 15 e 18 de abril no Rio de Janeiro (RJ), contou com a participação de quase 600 pessoas, sendo 322 delegados e delegadas ao congresso e cerca de 100 expositores na mostra científica. Além destes, muitos estudantes participaram como observadores e as mesas somaram ao menos 15 palestrantes. 20 estados mais o Distrito Federal participaram do congresso.


Estes números revelam a força do congresso que aprovou a reformulação do Estatuto da entidade e elegeu uma nova diretoria, com 31 membros, dentre os quais a nova presidente da entidade, Elisangela Lizardo. A nova presidente é bióloga, formada pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) na cidade de Ituiutaba, mestranda em Educação na PUC-SP e ex-tesoureira da ANPG.
300 por cento
Para o ex-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Hugo Valadares, o crescimento da mobilização tem a ver com uma “maior inserção da ANPG nas universidades e também o crescimento de suas relações institucionais”. Na opinião de Hugo, esse processo ocorreu porque o momento político que vive o Brasil favoreceu uma atividade mais incisiva dos movimentos sociais brasileiros e a ANPG conseguiu aproveitar este momento para realizar atividades amplas, “como o 1º Salão Nacional de Divulgação Científica que realizamos em conjunto com outras entidades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a própria participação da ANPG nas reuniões anuais da SBPC, sempre buscando envolver estudantes de todos os níveis de ensino e dialogando com a comunidade científica nacional”.

Além dos presidentes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Aragão, também participou do congresso no Rio de Janeiro e nomes como o professor Ildeu de Castro, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Os presidentes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) também figuraram nas mesas de debate, completando o rico rol de convidados.


A 3ª Mostra Científica da ANPG, que ocorreu durante o congresso, teve 120 trabalhos selecionados, de universidades de todo o país e das diversas áreas de conhecimento. Cerca de 100 deles foram expostos nas 9 salas reservadas para a mostra.


Para a representante da Associação de Pós-Graduandos (APG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Fernanda Bustamante, a plenária final refletiu que o debate feito hoje na ANPG "é ao mesmo tempo relevante e tem a ver com as pautas que interessam mais diretamente ao pós-graduando". A delegação da UFLA reuniu 22 pós-graduandos e pós-graduandas no congresso.

Nova gestão
O tema do congresso foi “Avançar na pós-graduação para transformar o Brasil” e, segundo a nova presidente eleita da ANPG, Elisangela Lizardo, a nova gestão deve refletir exatamente isso: “’tivemos muitos avanços, significativo crescimento mas é preciso ainda mais. Temos o desafio de atingir as metas do PNPG, na quantidade de vagas de pós-graduação e valores de bolsas. É preciso também nos preocuparmos com a absorção destes novos mestres e doutores no mercado de trabalho".


Não contente em pautar as bandeiras mais relacionadas ao cotidiano acadêmico, Elisangela pautou também as bandeiras da ANPG para o desenvolvimento do país: "A próxima gestão tem como desafio central conquistar os tão reivindicados direitos dos pós graduandos, listados e reivindicados a cada congresso. E para que haja de fato mais investimentos, nos somamos às outras entidades estudantis na reivindicação de 50% das verbas do pré-sal para educação, que inclui a pesquisa científica.”


Em breve serão publicadas as resoluções aprovadas no 22º Congresso Nacional de Pós-Graduandos. Além das resoluções que tratam das bandeiras gerais e específicas dos estudantes de pós-graduação brasileiros, o congresso aprovou ainda uma moção de apelo pela reforma da Lei de Direitos Autorais (9610/98) e uma moção de solidariedade ao Iuperj (documentos disponíveis ao fim da matéria).



O agora ex-presidente da ANPG, Hugo Valadares, emocionou-se ao passar a palavra para Elisangela ao apresentá-la como candidata. Ele parabenizou o conjunto dos diretores pelo sucesso da gestão e chamou à frente do plenário a então tesoureira da entidade, Elisangela Lizardo, utilizando adjetivos como “guerreira” e “forte”. Hugo também valorizou o fato de ser uma mulher negra a assumir a presidência da entidade dos pós-graduandos brasileiros.


Participação Sertaneja
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) marcou presença nesse evento com os estudantes Nei Ricardo da direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE Unimontes) e Bruno Freitas, delegado eleito pela Comissão de Pós – Graduandos.



Na pauta do Congresso destacou se o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), a luta pelo aumento do número e do valor das bolsas de pesquisa, a reivindicação de 50% das verbas do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação e a eleição da nova diretoria da ANPG.

O comparecimento da Unimontes através dos seus estudantes nesse evento foi de suma importância para a Pós – Graduação nessa Universidade, pois os debates sobre a criação de uma Associação de Pós-Graduandos na Unimontes estão avançando, uma entidade construída e dirigida por estudantes da Pós – Graduação. O DCE apóia e levanta essa bandeira, legitimar a luta dos Pós – Graduandos na Unimontes para que seja garantido um maior apoio ao estudante de Pós Graduação.





Do Rio de Janeiro, Luana Bonone e Nei Ricardo.

Fotos: Vitor Vogel e Nei Ricardo.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: