quarta-feira, 14 de abril de 2010

A ciência não está de braços cruzados, e você?

Presidentes da SBPC, CNPq e Finep participam do congresso da ANPG

Prestigiado por nomes importantes da comunidade científica, o Congresso Nacional de Pós-Graduandos, que ocorre no Rio de Janeiro a partir de quinta-feira (15/4), ruma para triplicar seu tamanho em relação aos dos anos anteriores. Na pauta, Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), a luta pelo aumento do número e do valor das bolsas de pesquisa, a reivindicação de 50% das verbas do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação e a eleição da nova diretoria da entidade.

Confira a programação completa do congresso.

A imagem do Cristo de braços abertos convida pós-graduandos de todo o país a participarem do prestigiado congresso na maravilhosa cidade do Rio de Janeiro. Serve também para instigar a participação dos pós-graduandos na vida nacional quando somado à frase de convocação do congresso: “A ciência não está de braços cruzados, e você?”.

Os materiais de convocação do congresso traduzem o clima da sua preparação, pois enquanto a média de participantes dos congressos anteriores era de cerca de 100 pessoas, o 22º Congresso Nacional de Pós-Graduandos, que ocorrerá entre 15 e 18 de abril deste ano, já prevê a participação de mais de 300 pessoas, entre delegados e delegadas ao congresso, estudantes que apresentarão trabalhos na mostra científica e convidados. E este número cresce a cada dia.

ANPG e o momento político do Brasil
Para o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Hugo Valadares, o crescimento da mobilização tem a ver com uma “maior inserção da ANPG nas universidades e também o crescimento de suas relações institucionais”. Na opinião de Hugo, esse processo ocorreu porque o momento político que vive o Brasil favoreceu uma atividade mais incisiva dos movimentos sociais brasileiros e a ANPG conseguiu aproveitar este momento para realizar atividades amplas, “como o 1º Salão Nacional de Divulgação Científica que realizamos em conjunto com outras entidades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a própria participação da ANPG nas reuniões anuais da SBPC, sempre buscando envolver estudantes de todos os níveis de ensino e dialogando com a comunidade científica nacional”.

Além dos presidentes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do onselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também participará do congresso no Rio de Janeiro, além do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, anfitrião do evento, e nomes como o professor Ildeu de Castro, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Os presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) também figuram nas mesas de debate, completando o rico rol de convidados.

A 3ª Mostra Científica da ANPG, que ocorre durante o congresso, conta com 120 trabalhos selecionados, de universidades de todo o país e das diversas áreas de conhecimento.

Desafios
O tema do congresso é “Avançar na pós-graduação para transformar o Brasil” e, segundo a tesoureira da ANPG, Elisangela Lizardo, a gestão que terá a diretoria eleita no próximo dia 18 deve refletir exatamente isso: “’tivemos muitos avanços, significativo crescimento mas é preciso ainda mais. Temos o desafio de atingir as metas do PNPG, na quantidade de vagas de pós-graduação e valores de bolsas. É preciso também nos preocuparmos com a absorção destes novos mestres e doutores no mercado de trabalho".

Não contente em pautar as bandeiras mais relacionadas ao cotidiano acadêmico, Elisangela pautou também as bandeiras da ANPG para o desenvolvimento do país: "A próxima gestão tem como desafio central conquistar os tão reivindicados direitos dos pós graduandos, listados e reivindicados a cada congresso. E para que haja de fato mais investimentos, nos somamos às outras entidades estudantis na reivindicação de 50% das verbas do pré-sal para educação, que inclui a pesquisa científica.”

22º Congresso Nacional de Pós-Graduandos
15 a 18 de abril – Rio de Janeiro (RJ)
Informações: www.anpg.org.br
Contato: anpgbr@gmail.com

Fonte: Luana Bonone, ANPG.

A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: