quarta-feira, 14 de abril de 2010

DCE apoia luta dos trabalhadores da Unimontes

NOTA OFICIAL DO DCE EM APOIO A GREVE DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS E AO MOVIMENTO DOS PROFESSORES.

O Diretório Central dos Estudantes da UNIMONTES vem por meio desta tornar pública sua manifestação de total apoio aos movimentos reivindicatórios dos trabalhadores desta universidade.

A situação destes beira a calamidade, especialmente dos servidores técnico-administrativos, que em diversos casos recebem um salário abaixo do mínimo estabelecido nacionalmente, em uma clara demonstração do total descaso do governo de Minas Gerais com a educação, e também com a saúde do povo do norte de Minas, pois muitos desses profissionais estão lotados no Hospital Universitário Clemente de Faria.

Tão legítimas quanto as reivindicações dos técnico-administrativos são as dos professores. A política do governo do estado em relação à progressão na carreira por avanço na titularidade é um contrasenso, não valoriza o esforço e os sacrifícios feitos tão arduamente pelo profissional que busca se qualificar. Além disso, existe uma absurda defasagem salarial em relação aos profissionais de outras instituições publicas ou privadas, o que faz com que infelizmente a UNIMONTES perca grandes profissionais para outras universidades.

O descaso do governo estadual é visto a olhos nus, quando aferidos os dados contábeis desta universidade, concluímos que, em que pese as despesas estarem na ordem de pouco mais que 139 milhões de reais, o tesouro do governo estadual repassa apenas 121 milhões.

O Diretório Central dos Estudantes atribui ao governo do estado total responsabilidade pelas legítimas greves que ocorrem ou ocorrerão na UNIMONTES, e acredita que é obrigação deste atuar no sentido de atender as justas demandas destes trabalhadores, para que assim a UNIMONTES possa de verdade cumprir seu papel de “ação e desenvolvimento” no norte de Minas


Gestão 2010 – DCE, Eu quero é mais! A luta continua.
*


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: