sexta-feira, 30 de abril de 2010

Jovens ocupam praça para lançar o Congresso da UJS em Montes Claros

No último 24 de abril, dia municipal do movimento estudantil, jovens de Montes Claros se reuniram em praça pública para o lançamento das teses do 6º congresso Municipal da União da Juventude Socialista (UJS).

"O 24 de abril é um dia muito importante para nossa cidade, pois foi nessa data que há dois anos a UJS realizava a maior passeata da cidade e que mais tarde culminou na aprovação do meio-passe. No entanto, ainda é importante regulamentar a lei e dissemos isso hoje: a cidade se move através de lutas e o congresso da UJS é um desses espaços", apontou Clara Montana, presidente do Diretório Acadêmico da FACIT e diretora da União da Juventude Socialista de Montes Claros.

A movimentação começou por volta das 15 horas e, em poucos minutos, a Praça da Matriz, no centro da cidade, estava tomada de jovens que ali debateram as teses do 15º congresso nacional da UJS. Além do dia municipal do movimento estudantil, dia 24 de abril é o dia internacional do jovem trabalhador. Por isso, a convite da direção municipal da UJS, o evento contou com a presença de Adelmo Rodrigues, diretor da Regional Centro-Oeste da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/MG).

Para João Xavier, militante do movimento estudantil secundarista, "inauguramos uma série de plenárias e debates que iremos realizar por toda a nossa cidade, vamos fazer com que o congresso da UJS se torne um evento para toda a população. Precisamos ganhar toda a sociedade para os desafios que estão postos e vamos fazer isso com muita mobilização. Sempre que alguém comentar da UJS em Montes Claros vai ter um jovem dizendo: Presente!"

A plenária ainda contou com uma homenagem ao ex–presidente da UJS Montes Claros e ex-presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG), Ramon Fonseca. A direção municipal da UJS o homenageou com a entrega de uma camiseta do congresso. O lançamento do congresso municipal contou com a participação de dezenas de jovens e mobilizou as pessoas que transitavam pelo centro da cidade.


6º Congresso Municipal da UJS Montes Claros

22 de Maio de 2010
Local: Salão Nobre do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) e Centro Esportivo Universitário do Campus Darcy Ribeiro da Unimontes
A partir das 8:00

Plenárias: todos os sábados às 15 horas na Praça da Matriz.
A plenária de amanhã (1º/5) irá contar com a participação especial do ex-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da UJS, Wadson Ribeiro.

De Montes Claros, Péricles Francisco.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: