sexta-feira, 20 de junho de 2008

A UMES é massa!





Congresso de reconstrução da entidade será realizado no dia 5 de julho. Lideranças esperam organizar e fortalecer o movimento estudantil para dar continuidade às lutas e reivindicações da juventude.

A juventude belorizontina organiza os preparativos finais para o encontro que vai reconstruir uma das mais importantes entidades do movimento estudantil mineiro, a histórica Umes-BH. O ''Congresso da Reconstrução'' será realizado no dia 5 de julho, no Colégio Técnico (Coltec) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). São esperadas mais de 500 pessoas, entre lideranças estudantis, autoridades políticas e organizações partidárias.

O processo de eleição dos delegados está a todo vapor, como conta o diretor de Comunicação da União Colegial dos Estudantes de Minas Gerais (UCMG), Péricles Francisco: ''Os estudantes estão com uma expectativa muito grande para este congresso, porque desde 2002 a Umes está desativada, o que provocou certa desarticulação do movimento estudantil secundarista na capital. Mas, agora, vamos colocar a entidade novamente na vanguarda das lutas estudantis'', afirma. ''Estamos em movimento para divulgar, discutir com as direções dos colégios e chamar o pessoal para participar da reconstrução'', completa.

Os delegados são os estudantes que representam as instituições de ensino no congresso e possuem direito a voto durante a plenária final. A cada 500 estudantes de uma escola, é eleito um delegado. O grêmio pode indicar estes representantes. Caso o colégio não possua grêmio, uma comissão de 10 alunos poderá desempenhar este papel. Todos os colégios estão convocados a eleger seus delegados.

Guinada
Durante o Congresso, serão feitos debates, grupos de trabalho e a eleição para a nova diretoria. Segundo o Diretor do Grêmio da Emplo (Escola Municipal Professor Lourenço Oliveira), Paulo César, ''a reconstrução da Umes-BH representa uma guinada do movimento estudantil na capital, que, desde o final do ano passado, vêm mostrando força com passeatas, atos e reivindicações em Belo Horizonte''.

O presidente da UCMG, Flávio Panetone, explica que a reconstrução da Umes-BH tem o objetivo de fortalecer o movimento estudantil de Belo Horizonte. ''Vamos preparar a maior Jornada de Lutas do mês de agosto, quando os estudantes sairão às ruas para reivindicar o meio-passe e a melhoria da educação'', convoca. Segundo ele, o congresso ajudará também no preparo para o encontro mineiro dos estudantes das escolas técnicas.

Para Panetone, ''a reorganização do movimento estudantil de Belo Horizonte, principalmente num ano de eleições, trará força para que a juventude possa reivindicar junto aos candidatos as pautas que vão de encontro à melhoria da qualidade do ensino e pelo meio-passe estudantil'', complementa.


Reportagem de Rafael Minoro e Lucas de Mendonça Morais


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: