quinta-feira, 19 de junho de 2008

A juventude se levanta

Hoje publicamos artigo do meu amigo atleticano Luciano Rezende sobre o diferencial deste mês de junho. Com bastante propriedade, o artigo publicado no Portal Vermelho aborda os 80 anos do nascimento de Ernesto “Che” Guevara e os 90 anos da Reforma de Córdoba. Vamos a ele:

Junho de 2008: mês de grande significado para a juventude

por Luciano Rezende*

“Desde hoje o país tem uma vergonha a menos e uma liberdade a mais. As dores que nos restam são as liberdades que nos faltam”.
Trecho do Manifesto de Córdoba, 21 de junho de 1918, redigido por 15 jovens.

Esse mês é especial para a juventude progressista, principalmente a de nosso continente. A América Latina em geral, e a Argentina em especial, têm dois motivos para grandes comemorações: os 80 anos de natalício de Che Guevara (também nasceu em um 14 de junho outro grande revolucionário latino-americano, o cubano Antonio Maceo, o Titã de Bronze) e os 90 anos da Reforma de Córdoba.

Grande acontecimento protagonizado pela juventude, a Reforma de Córdoba foi liderada por universitários argentinos (e influenciou o incipiente movimento estudantil em toda a região) que defendiam plataformas avançadas para o seu tempo, e que mesmo hoje guardam grande atualidade e servem de inspiração para muitas pautas que, todavia seguem inconclusas, tais como democracia interna, autonomia e extensão universitária, acesso massivo e gratuito, inserção na sociedade e outras justas reivindicações. Como bem assinala o belo texto do camarada Paulo Vinícius, veiculado em sua coluna nesse Vermelho, “...estes êxitos motivam até hoje a luta pela Reforma Universitária na América Latina”.

A Reforma Universitária reivindicada pelos revoltosos de Córdoba serviu de inspiração a toda América Latina e até mesmo a outros países da Europa, como a Espanha. Muitas organizações estudantis foram fundadas nesse período, resultado da efervescência política a qual propiciou esse grande feito.

Em recente evento organizado pela Unesco em Cartagena, na Colômbia, - a Conferência Regional de Ensino Superior (CRES – 2008) – houve uma mesa-redonda específica sobre os 90 anos da Reforma de Córdoba. Representando os estudantes estiveram a direção da Oclae e o presidente da Federação Universitária Argentina (FUA), Mariano Marquinez, que expuseram, ao lado de Pablo Gentili e do Reitor da Universidade da República do Uruguai, Rafael Guarga, a necessidade de uma Universidade pensada para construir processos de transformação social, como a irradiada pelo movimento reformista de 1918, que implica (e implicou) em um processo de reflexão e intervenção, como praxe de transformação. A Reforma de Córdoba, 90 anos após sua eclosão, continua sendo fonte de alento revolucionário da juventude.

Che é a outra fonte de inspiração da juventude de todo o mundo que também partiu da Argentina, onde nasceu, dez anos após esse episódio de Córdoba - o qual certamente o influenciou.

Ernesto “Che” Guevara merece todas as homenagens como as que estão sendo feitas nesses dias, principalmente em sua terra natal (onde foi erigida uma grande estátua) e no país onde fez história ao despojar do poder o déspota Fulgêncio Batista e iniciar a construção de uma nova pátria socialista ao lado de valorosos companheiros (as) dos (as) quais a história destaca Camilo Cinfuegos, Raúl e Fidel Castro Rúz.

Aqui no Brasil, coube à UJS uma das mais destacadas comemorações por essa data. Em meio ao seu 14° Congresso, reunindo representantes de juventudes revolucionárias de países como Cuba, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Paraguai, Estados Unidos, Sudão, Grécia, Portugal, Angola e Síria, o ato em homenagem a Che reuniu diversas lideranças políticas que relembraram a figura desse ícone revolucionário para centenas de jovens brasileiros.

Aliás, o próprio Congresso Nacional da UJS é outro evento que marca esse junho de 2008 como um mês de grande simbolismo para a juventude.

Uma juventude organizada que aglutina mais de cem mil jovens socialistas em suas fileiras, merece estampar orgulhosa em sua bandeira o traço da face de Che imortalizada por Korda.
Embalados pelo Congresso da UJS, sigamos as lutas desses jovens na busca por outros junhos revoltosos capazes de sacudir esse mundo caduco, nem que para isso toda a América Latina, parafraseando Maceo, seja um eterno Baraguá.


* Luciano Rezende, Engenheiro Agrônomo, mestre em Entomologia e doutorando em Genética. Ex membro da Direção Nacional da UJS.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: