quinta-feira, 5 de junho de 2008

Governo e movimentos debatem programa Segundo Tempo


Nos dias 2 e 3, o seminário internacional “Políticas de Esporte para a Juventude”, realizado pelo CEMJ (Centro de Estudos e Memória da Juventude), na Anhembi Morumbi em São Paulo, reuniu representantes do Estado e da sociedade civil para promover uma reflexão coletiva sobre as políticas que envolvem esporte e juventude. O ministro do Esporte, Orlando Silva, participou da abertura do evento, assim como diversas entidades dos movimentos sociais. No centro do debate, o programa Segundo Tempo.


Debate reuniu governo e movimentos na Anhembi
“Foi um debate bastante rico, houve muitos representantes do poder público e de alguns intelectuais da USP. O membro fundador da Youth Sport Trust (Agência de Esporte para Juventude) do Reino Unido, Roger Davis, também participou do debate”, relatou o diretor de Relações Internacionais da UNE, Alcides do Anjos Leitão (Jesus).

A UBES já havia debatido o programa do Ministério do Esporte anteriormente ao Seminário, pois participou junto ao Ministério e de algumas entidades do setor, de oficinas sobre o programa Segundo Tempo.

“Para nós é fundamental que o Segundo Tempo nas escolas secundaristas se torne uma política de Estado, pois acreditamos na força transformadora da prática esportiva. Esse seminário acontece em meio a um processo muito rico de discussão da UBES com setores que pensam e executam o esporte em nosso país", afirmou a diretora de Esportes da entidade, Thiara Milhomen.

Sobre o Programa, Jesus afirma que “a UNE acha importante a iniciativa do governo”. Ele também apoiou a idéia de um programa específico para universitários.

“O Programa Segundo Tempo Universitário é uma idéia que aposta na democratização e massificação do esporte através de práticas participativas, garantindo aos estudantes o acesso à diversificadas práticas esportivas. Por tudo isso apoiamos tal iniciativa, mas ela precisa avançar ainda mais para uma política de Estado, o esporte precisa ser uma das prioridades em nosso país”, disse.

No próximo dia 10 de junho, a UNE também participará de uma oficina sobre o programa Segundo Tempo junto ao Ministério e a outras universidades.

Realizado em parceria entre o Ministério do Esporte, o CEMJ e o Instituto Pensarte, o seminário teve como público-alvo gestores das áreas de juventude e esporte, federações esportivas, associações atléticas acadêmicas, ligas esportivas, pesquisadores, intelectuais, esportistas, ONG’s, empresas e demais pessoas e instituições interessadas na temática da relação entre juventude e esporte.

As intervenções proferidas no seminário serão posteriormente publicadas em livro – que será lançado em até três meses após a realização do referido evento – permitindo, dessa forma, uma divulgação mais ampla das reflexões expostas.

Programa Segundo Tempo

Segundo Tempo é um programa idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio de atividades esportivas e de lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.

O programa caracteriza-se pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas (individuais e coletivas) e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional.

Fonte: CEMJ


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: