segunda-feira, 30 de junho de 2008

A força que vem de todos

Ontem (29/6), o PCdoB de Montes Claros realizou sua Convenção Municipal para definir suas candidaturas. Por decisão unânime dos delegados e delegadas presentes, o PCdoB definiu o apoio à candidatura do deputado estadual Luiz Tadeu Leite (PMDB) à prefeitura. A Convenção também decidiu que a coligação com o PMDB se estenderá à chapa de vereadores. O presidente municipal do PCdoB, vereador Lipa Xavier, valorizou a vitória da unidade dos comunistas em mais essa batalha. “O PCdoB realizou uma Convenção vitoriosa, tanto quantitativa quanto qualitativamente, sobretudo porque demonstra um nível de unidade política nesse momento tão importante da vida partidária”, afirmou Lipa.

A decisão de apoiar Tadeu Leite levou em conta a necessidade de mudança no comando do município. “O atual prefeito além da incompetência administrativa, mostrou sua verdadeira face ao chamar a polícia para reprimir com violência a legítima manifestação estudantil em defesa do meio-passe”, declarou Daniel Dias, presidente municipal da União da Juventude Socialista (UJS) e membro da direção municipal do PCdoB.

Após a Convenção do PCdoB, os militantes seguiram em passeata para o Ginásio do SESC, onde se realizava a Convenção do PMDB. Ao chegar com suas bandeiras vermelhas desfraldadas, a militância comunista foi saudada calorosamente pelas centenas de convencionais que ocupavam a quadra e as arquibancadas do Ginásio. Em sua intervenção, falando pelo PCdoB, Lipa lembrou que este é um momento histórico para o povo de Montes Claros e afirmou que a combativa militância do PCdoB não envidará esforços para eleger Tadeu Leite “não o futuro, mas o próximo prefeito de Montes Claros”.

Ao saudar a Convenção, Tadeu relembrou os lamentáveis fatos do dia 24 de abril e afirmou que “em nosso governo a juventude, aqui representada pelos candidatos jovens a vereador e pela aguerrida União da Juventude Socialista, será tratada com o devido respeito e recebida de braços abertos na Prefeitura, e não com balas de borracha e cachorros raivosos”.

Estiveram presentes também o presidente estadual do PMDB, deputado federal Fernando Diniz, o deputado estadual Gil Pereira (PP), e representantes do PRP e demais partidos que integram a coligação.

Outra definição tomada na tarde deste domingo pelo PCdoB foi a composição de sua chapa de candidato e candidatas que irão disputar vagas na Câmara Municipal. Além do vereador pelo quarto mandato, Lipa Xavier, o partido lançou as candidaturas de Geralda Ivonete, liderança comunitária do bairro Santos Reis, de Antônia “Tonha”, presidenta da Associação dos Feirantes do Mercado Central e da Associação dos Moradores do bairro Dona Gregória, e da dirigente municipal do PCdoB e militante da União dos Negros pela Igualdade (UNEGRO), Maria Clarice Couto, a Kaia. De acordo com a legislação eleitoral, pelo menos 30% dos candidatos de uma chapa devam ser mulheres, o PCdoB em Montes Claros dá mais uma prova de respeito às questões de gênero lançando 75% de mulheres na batalha por uma vaga na Câmara.

“Chegou a hora de apresentar nossas candidaturas pra população, debater os problemas da cidade e construir um projeto pra nossa Montes Claros. Com essa militância e a linha política acertada de nosso partido, não tenho dúvidas de que 5 de outubro será um dia de celebração da vitória do povo”, afirmou Kaia.

Reportagem de Ramon Fonseca e Rodrigo de Paula
Fotos de Rodrigo de Paula

A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Anônimo disse...

O PCdoB de Montes Claros deu um salto importante com a coligação feita com o PMDB.Esse é um momento que representa crescimento para ambos os lados, de forma que unindo as duas forças,a vitoria certamente virá.
A UJS não medirá esforços para tirar o atual prefeito que só sabe tapar buraco antes das eleições(estava em MOC e vi claramente isso) e receber os estudantes com tiros e cachorros, sem estar aberto ao dialogo.
Eu tenho orgulho de falar que, juntamente com a galera de MOC, estarei erguendo minha bandeira em busca de uma cidade melhor e que seja motivo de orgulho para todos os mineiros.
Saudo também os candidatos a vereador do PCdoB: Lipa Xavier, Tonha, Caia e Ivonete. A batalha é grande mas certamente sairemos vitoriosos.