sexta-feira, 27 de junho de 2008

24 de abril, o dia que não acabou

Plenário lotado na Audiência que discutiu a passeata de 24 de abril

Ocorreu ontem (26) na Câmara Municipal de Montes Claros (CMMOC), Audiência Pública conjunta da Comissão de Segurança e Direitos Humanos da CMMOC e da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Sob a presidência do deputado estadual Luiz Tadeu Leite e do vereador Athos Mameluque (ambos do PMDB), a reunião teve como objetivo averiguar os lamentáveis acontecimentos ocorridos na passeata estudantil do dia 24 de abril. Naquela ocasião, centenas de estudantes foram veementemente agredidos pela Polícia Militar de Minas Gerais quando reivindicavam o meio-passe estudantil. Além de não serem recebidos pelo Prefeito Athos Avelino (PPS), que segundo sua assessoria não se encontrava no local, os estudantes foram recebidos de forma bastante truculenta, chegando ao ponto de cerca de 14 deles terem sidos detidos por cerca de 9 horas em uma delegacia da cidade.

Participando da mesa diretora da Audiência, além dos já citados, estavam o vice-Prefeito de Montes Claros, Sued Botelho, o vereador Lipa Xavier (PCdoB), os deputados estaduais Ruy Muniz(DEM) e Gil Pereira(PP), a professora e dirigente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB),Celina Áreas, o presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unimontes, Diego de Macedo, o presidente do Diretório dos Estudantes de Montes Claros (DEMC), Márcio Nascimento, o presidente municipal da União da Juventude Socialista (UJS), Daniel Dias e o Major Luis Marcos Resende, representante da Polícia Militar.
O major da PM justificou a ação da polícia como sendo para proteger o patrimônio público e a integridade física de terceiros, mas logo foi rebatido pelos demais membros da mesa e pelo público presente, que ressaltou a falta de preparo da instituição e a repressão do governo Aécio aos movimentos sociais. O vice-prefeito Sued isentou a prefeitura da cidade de qualquer culpa, mas logo foi contestado por vários membros da mesa. Esta contestação ocorreu num clima de disputa eleitoral, clima este que foi instalado por deputados e vereadores adversários da atual administração. Foram anexados aos autos desta reunião fotos e vídeos da ação da PM no dia 24 de abril e foi também solicitado que a Corregedoria da Polícia tomasse as providências cabíveis. Apesar da falta de quórum, o deputado Luiz Tadeu Leite garantiu que encaminhará as notas taquigráficas da reunião a diversas autoridades, pedindo providências.
Em resposta ao ocorrido em 24 de abril, os estudantes da cidade se organizaram e, em dois meses, conseguiram mais de 13 mil assinaturas para apresentar um projeto de iniciativa popular que cria o meio-passe para os estudantes. O projeto foi protocolado na Câmara na última terça-feira (24). "Foi uma reação fantástica desses jovens, que não ficaram apenas se lamentando e alimentando ódio", afirmou o vereador Lipa Xavier.

Já Sued Botelho afirmou que a prefeitura ouviu estudantes e representantes da Transmontes para elaborar a minuta de projeto de lei que pode criar o meio-passe na cidade, e que esse também já está pronto para tramitar. A proposta da prefeitura foi criticada pelo deputado Luiz Tadeu Leite, “o projeto que vai garantir o meio passe deve ser esse fruto da vontade popular", defendeu.


Por José Lousada Neto e Ramon Fonseca, com informações da Assessoria de Comunicação da ALMG.
Fotos: Rodrigo de Paula



A Estrada vai além do que se vê!

3 comentários:

Anônimo disse...

This is a nice blog. I like it!

Unknown disse...

Não poderia ter dito de outra forma!!! Fidelidade aos fatos com é de carater. Como é a 1ª vez que posto aqui, quero te prabenizar pela sua vontade de mudar. O admiro como pessoa, pois pelo pouco que conheço, acredito que digno de receber a minha confiança e meu carinho.
Beijos...


Ficou ótima a postagem.

Anônimo disse...

Olá Ramon,

Beleza camarada? Só passando pra deixar um alô.

Como sempre conteúdo de altíssima qualidade no seu blog.

Só não me conformo com vc usando esse template padrão do blogger, muito feio. Entra no blog desse mexicano aqui e pega um template legal de duas colunas:

http://btemplates.com/

O maior trabalho vai ser ter de salvar os elementos de página um a um, mas em 10 minutos vc faz isso.

Se tiver algum problema me dá um toque que posso te ajudar.

Saudações socialistas do Ceará,
David Aragão.