terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Racismo nas eleições do DCE UFV

RACISMO EXPLÍCITO EM DEBATE ENTRE CHAPAS DO DCE DA UFV:
Não somos obrigados a passar por isto!!!!!


Viçosa, 1º de dezembro de 2009

Na noite da última quarta-feira, dia 24 de novembro, uma cena chocante ocorreu em Viçosa durante o debate entre as chapas que concorriam ao Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Viçosa – DCE/UFV. O ato foi presenciado por dezenas de pessoas que compareceram ao debate, quando algumas estudantes que vestiam a camisa da chapa de oposição denominada “Movimente-se” atacaram os debatedores da chapa “Agora Só Falta Você!” com exclamações que denotam explicitamente RACISMO.

O ato apelativo partiu de duas jovens estudantes moradoras do alojamento Velho, que utilizaram insultos como “cala a boca, pixaim”, “fica quieto, seu cabelo duro” e “cabelo duro é tudo burro mesmo” em gritos inflamados e estridentes durante boa parte do debate. Além disso, as agressoras passaram o evento inteiro tumultuando as intervenções, sem haver um único posicionamento firme da mesa que coordenava o debate.

Os membros da chapa “Agora Só Falta Você!”, ofendidos com a cena se inquietaram e foram ao microfone para exigir respeito e repudiar o ato. Cabe aqui destacar que a chapa de oposição apoiada pelas estudantes racistas não se posicionou ante a cena, tratando o fato como apenas mais uma exaltação do público, se recusando em admitir que presenciava uma cena de RACISMO.

O DCE da UFV é reconhecido como grande protagonista da luta contra todas as formas de discriminação, ainda mais por ser um estratégico movimento social que lida com uma comunidade acadêmica de todas as Minas Gerais, o Brasil e o mundo.

Nosso mundo hegemônico é sustentado por tanta desigualdade... será que é justo alimentarmos entre os estudantes mais esse tipo de opressão? Consideramos ainda mais lamentável o RACISMO ocorra num ambiente universitário, no seio do movimento estudantil. Segundo o estudo do Genoma Humano, não há nenhuma diferença significante entre as etnias. Mas a história do povo negro é esquecida pelos livros didáticos, a cultura tenta ser apagada pela grande mídia, e infelizmente o conservadorismo de vários setores da Universidade é um gigantesco reduto para mais discriminação e exclusão.

Nosso principal papel deve ser denunciar e combater o RACISMO. Sabemos que há mais de 120 anos foi abolida a escravatura, mas a população negra continua à margem da riqueza e com acesso restrito ao conhecimento gerado pela Universidade brasileira. Acreditamos que a universidade tem que ser o espaço para a promoção do conhecimento e da justiça, deve pautar a ética, o respeito e a igualdade, deve quitar sua dívida histórica com um povo que permanece oprimido.

Nossa sociedade continua alimentando economicamente, socialmente e culturalmente o preconceito e a discriminação, que são reflexos do Brasil colônia e permanecem enraizados nos dias atuais, mascarados pelo pudor e pela hipocrisia de muita gente.

Queremos deixar claro que atual gestão do DCE/UFV 2009: “Mudança: O DCE Com a Cara do Estudante!” foi pioneira na criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, juntamente com a União dos Negros Pela Igualdade (UNEGRO), gerando um importante instrumento da luta anti-racista em Viçosa. Assim, deixamos claro nosso repúdio a qualquer forma de discriminação, combatemos com todas as nossas forças esse crime hediondo. Nosso povo é negro, branco, mulato, índio, oriental, miscigenado.

Basta de presenciar a discriminação fazer aumentar o desemprego, a evasão escolar, a criminalização da juventude, a prostituição, os baixos salários e os cargos menos valorizados para a grande maioria da população brasileira. Nossa história ninguém apaga e vamos continuar defendendo os interesses de nosso povo.

Chega de ser oprimido pela cor da pele, pela roupa que se veste, pelo lugar em que mora, pela música que ouve, pelas idéias que se tem!!!!!!!!

Por isso tornamos público nosso repúdio ao RACISMO explícito ocorrido no último debate estudantil da UFV. Pedimos apenas sua solidariedade ao ler essa nota, caro cidadão. Por favor, DIVULGUE essa nota, manifeste seu apoio e sua indignação. Pedimos sua ajuda, pois a informação e a denúncia são importantes armas para desmistificar e combater o preconceito e a discriminação. O poder para mudar isto está em nossas mãos.



A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Anônimo disse...

ESTAMOS AQUI A PROMOVER VIOLENCIA