terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PCdoB mineiro tem nova comissão política


O Comitê Estadual do PCdoB-Minas Gerais teve a sua primeira reunião neste sábado (5), em Belo Horizonte. Além de aprovar as diretrizes políticas que nortearão a ação dos comunistas no estado no próximo ano, foi definida a composição da próxima diretoria. Para a presidência, a deputada federal Jô Moraes já havia sido reeleita por aclamação na Conferência para mais um mandato. Portanto, foram escolhidos os diretores dos demais cargos da Comissão Política e do secretariado. Leia resolução a seguir.

Resolução nº 1: sobre as tarefas de direção
O Brasil continua vivendo a intensificação da disputa política em torno do projeto de desenvolvimento e das eleições presidenciais de 2010. Os reflexos desta disputa em Minas se materializam na movimentação do governador Aécio Neves, incluindo aí a tentativa de aproximação de partidos da base do governo federal buscando viabilizar-se como candidato das forças neoliberais no interior do PSDB. Há também intensificação da disputa por uma nova maioria nas forças democráticas do estado, particularmente no interior do PT e PMDB, após o rearranjo da presença política na prefeitura de Belo Horizonte. Isso levou a certa desarticulação da esquerda, incluindo ai as relações do PCdoB com os demais partidos do campo.

O PCdoB em Minas Gerais, em 2009, encerrou uma etapa de sua construção partidária marcada por grandes desafios. Nesse período buscou ampliar sua influência política no estado através do lançamento, em 2008, de candidaturas majoritárias nos principais centros; reforçou sua atuação sindical através do apoio à construção da CTB no estado; retomou sua presença nas principais entidades estudantis; preparou sua tática eleitoral para 2010 e incorporou-se à realização do 12° Congresso Nacional.

Na construção desses desafios, a direção pode extrair dois grandes ensinamentos. O primeiro foi a constatação de que há um enorme campo de expansão para a construção partidária. O segundo foi a compreensão de que precisa melhor se preparar para os grandes desafios da ampliação de sua influência política. Certa paralisação de sua atividade política provocada por dificuldades estruturais, resultantes das condições em que se realizou a disputa na capital são a demonstração disso. Ao mesmo tempo, o debate da tática eleitoral para 2010 foi também um processo marcado pela busca de saber a exata medida dos desafios que o Partido pode se colocar.

Chegamos ao fim desse período em uma situação positiva. Há hoje uma unidade em torno do projeto a ser levado a cabo no estado. A construção da chapa para deputado estadual levou a uma ampliação das fileiras partidárias, com a incorporação de importantes lideranças, particularmente no interior. Avança cada vez mais a convicção de que é possível dobrar a representação federal. E a direção partidária compreendeu que é necessário lançar, desde já, um nome para ocupar o vácuo existente nas definições políticas no estado, que é a candidatura ao senado. Por isso aprova a pré-candidatura de Zito Vieira ao senado federal com a compreensão de ser esta a melhor posição, na chapa majoritária, para a construção das alianças políticas futuras.

Aponta para os próximos quatro meses, as seguintes tarefas:

1 - Debater e divulgar as resoluções do 12º Congresso, em especial o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento – NPND. Para isso, programar uma reunião por instância (comitês, coletivos, bases) para a leitura e discussão do referido documento; logo que reproduzido levar às principais lideranças da área onde atua o organismo; absorver suas idéias centrais nos materiais e debates da campanha eleitoral. Organizar o lançamento estadual do livro de Renato Rabelo, como um momento privilegiado dessa divulgação.

2- Preparar o Seminário indicado pela Conferência Estadual, tendo como foco a discussão de um novo Projeto de Desenvolvimento para Minas e o novo modelo de gestão que se contraponha ao atual projeto neoliberal no estado.

3 - Iniciar a estruturação (coordenações, principais apoiadores sociais, eixos políticos centrais) das pré-candidaturas integrantes do projeto eleitoral de 2010. A definição do apoio dos militantes organizados na estrutura partidária, em torno de cada candidatura será de responsabilidade da direção estadual. Esta definição deve ser proposta, de imediato, em construção com os comitês municipais, ouvidos os candidatos. Reestruturar os mandatos parlamentares (deputados e vereadores) à luz do projeto de 2010.

4 – Organizar o planejamento da ação do partido nas entidades populares, estudantis e sindicais para o próximo ano, definindo os eixos políticos e suas metas organizativas. Dar atenção especial às entidades gerais como CTB, FAMEMG, UEE, DCE’s, UCMG, UBM, CEBRAPAZ, Fundação Maurício Grabois. Organizar a participação no Fórum Social Mundial a se realizar no Brasil em janeiro.

5 – Nas tarefas da construção partidária, dar prioridade a: completar a implantação partidária nas 60 maiores cidades, procurando construir comitês permanentes; fortalecer os comitês municipais com definição de funções; construir de coletivos estaduais onde haja condições de sua implantação: cultura, LGBT, saúde, militares, religiosos e meio ambiente (documento anexo da secretaria de organização); fazer ampla campanha de filiação, particularmente pelas pré-candidaturas, como caminho de reforço das fileiras para 2010.

Comissão Política
1 Presidente: Jô Moraes
2 Vice Presidente: Zito Vieira
3 Secretário de Organização: Richard Romano
4 Secretário de Comunicação: Kerison Lopes
5 Secretário de Formação: Maria da Conceição
6 Secretário de Finanças: Erico Nogueira
7 Secretário de Movimentos Sociais: Julio Cesar
8 Secretario Sindical: João Batista Cassiano
9 Secretário de Juventude: Fagner Tatu
10 Secretário Institucional: Fernando Maximo
11 Secretaria de Mulher: Renata Rosa
12 Presidente da CTB: Gilson Reis
13 Presidenta da UJS: Viviene Adriana
14 Presidente do Comitê Municipal (CM) Belo Horizonte: Dalva Stela
15 Presidente CM Betim: Geraldo Alves (Gêra)
16 Presidente CM Contagem: Rodrigo Cupim
18 Assessoria da Presidência: Manoel Cação (Quincas)
19 Líder da Bancada: Carlin Moura
20 Membros do Comitê Central (em MG): Andréia Diniz; Ana Maria Prestes e Wadson Ribeiro

Secretariado
1 Presidente: Jô Moraes
2 Vice: Zito Vieira
3 Secretário de Organização: Richard Romano
4 Secretário de Comunicação: Kerison Lopes
5 Secretário Sindical: João Cassiano
6 Secretário de Finanças: Erico Nogueira

Fotos: Jô Moraes

A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: