segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Montes Claros elege delegado à Conferência Nacional de Cultura

Rodrigo de Paula, o Digão, representará os montesclarenses em Brasília

COLETIVO PLUG É O REPRESENTANTE DE MONTES CLAROS NA II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA

No dia 29 de novembro de 2009, foi realizada II Conferência Municipal de Cultura aqui na cidade de Montes Claros. Foram escolhidos através do voto dos participantes, três delegados da sociedade civil para representar, juntamente com mais dois delegados do poder executivo, a cidade de Montes Claros na etapa estadual sediada na capital mineira. O processo de eleição foi realizado devidamente como previsto no edital da II Conferência Nacional de Cultura. O Coletivo Plug esteve presente direcionando o grupo de discussão de Produção Simbólica e Diversidade Cultural e participou da mesa de intervenções.

No último dia dois (2) de dezembro os delegados da cidade de Montes Claros foram representar o município em Belo Horizonte na segunda etapa da II Conferência Estadual de Cultura realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, priorizando a defesa das propostas aprovadas na Conferência Municipal de Cultura, mas também para colaborar para a construção das demais propostas a serem apresentadas nos demais eixos temáticos.

Diferente das demais “comunicações”, o Coletivo Plug divulga imparcialmente quem participou na delegação de Montes Claros para a etapa estadual da Conferência. A delegação oficial que participou da II Conferência Estadual de Cultura foi representada pelo Secretário Adjunto de Cultura, Lipa Xavier como representante do poder público local, Rodrigo de Paula, coordenador de planejamento do Coletivo Plug – Cooperativa de Cultura Independente, representando a sociedade civil juntamente com Durval Santos da Associação de Ternos e Folias da Zona Rural de Montes Claros e Alan Lima do Coletivo Retomada.

Foram três dias de debates e articulações para a construção de políticas públicas para a cultura de âmbito estadual e nacional que transitava em cinco eixos temáticos de discussão estruturados nas premissas do texto base da Conferência: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa e Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Durante a defesa e manutenção das propostas, Lipa Xavier, representante do poder público e Rodrigo de Paula, representante da sociedade civil de Montes Claros, fizeram várias propostas e intervenções solicitando destaque, supressão ou melhorias textuais para melhor aplicação das propostas de políticas públicas. Uma das intervenções defendidas por Rodrigo de Paula foi sobre a abrangência e formação de parcerias de órgãos não governamentais com rádios e TVs já existentes no interior mineiro, abrangendo assim, a cobertura da Rede Minas e Rádio Inconfidência no interior de Minas Gerais. A proposta foi aprovada pela a Assembleia Geral sem nenhum voto contrário e sem nenhuma abstenção, vitória para as cidades do interior que não têm acesso à transmissão da rede radiofônica da Rádio Inconfidência nem da televisiva da Rede Minas.

Após a primeira etapa da II Conferência Estadual de Cultura ser executada com a concretização das propostas, foi realizada a segunda etapa, que tratava da eleição dos delegados para a II Conferência Nacional de Cultura que irá ocorrer em março de 2010 em Brasília, na qual serão encaminhadas as propostas aprovadas nas Conferências Municipais e Estaduais por todo o Brasil.

A eleição dos delegados foi realizada entre os delegados de cada região presente, sendo dividida entre sociedade civil e poder público. O Norte de Minas esteve representado pelas cidades de Santa Fé de Minas, Montezuma, Bocaiuva, São João da Ponte, Espinosa, Taiobeiras, Brasília de Minas, Varzelândia e Montes Claros. Todas elas elegeram Rodrigo de Paula de Montes Claros, Geraldo Euler Lopes de Almeida - São João da Ponte e Mirileide Alves Pinheiro - Taiobeiras como representantes da sociedade civil. Miraides Cordeiro dos Santos de Montezuma foi eleita representando o poder público. Estes representantes eleitos serão a delegação do Norte de Minas na II Conferência Nacional de Cultura na capital do país. As propostas que forem aprovadas serão imediatamente colocadas em pleno funcionamento e passam a ser leis em vigor na área da cultura em âmbito municipal, estadual e federal em todo o território nacional.

Segundo Rodrigo de Paula, "participar da II Conferência Estadual de Cultura, representando a sociedade civil de Montes Claros foi um grande aprendizado e uma ótima oportunidade para apresentar as carências e almejos dos artistas do Norte de Minas. Uma possibilidade de participar integralmente na construção de políticas públicas que beneficiem a cultura dentre sua multiplicidade em suas vastas regiões. Ser eleito como um dos representantes do Norte de Minas e principalmente da cidade de Montes Claros na etapa final da II Conferência Nacional de Cultura do Ministério da Cultura em Brasília é uma grande responsabilidade, pois é lá que serão selecionadas as diretrizes que irão entrar em vigor após a sua aprovação para todo o Brasil. E espero que a delegação do Norte de Minas tenha boa atuação na aprovação de leis de cultura que beneficiem também, e de fato, a cidade de Montes Claros e toda a região."


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: