quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Fora Arruda Paineltone!

Charge de Paixão para Gazeta do Povo

UJS/DF se mobiliza pelo impeachment do governador Arruda

A União da Juventude Socialista (UJS) do Distrito Federal, em conjunto com outras entidades dos movimentos sociais, prepara um calendário de mobilizações contra o escândalo de corrupção no governo e pelo impeachment de José Roberto Arruda (DEM). As atividades começaram ainda anteontem (segunda), com grafitagens de palavras de ordem contra políticos pegos em atos de corrupção e, ontem pela manhã, com protestos na Câmara Legislativa. Outros protestos estão agendados para os próximos dias.

A crise se instalou em Brasília nos últimos dias, após uma série de interceptações telefônicas e gravações de vídeo mostrarem membros do governo - e o próprio governador- recebendo e combinando distribuição de grandes somas de dinheiro para parlamentares e empresários. As gravações foram vazadas pelo ex-secretário de Relações Institucionais do governo Arruda, após este passar a colaborador da Polícia Federal em programa de delação premiada.

As investigações apontam para um sistema de corrupção e desvio de recursos para campanhas eleitorais a partir de empresas que detêm contratos com o governo do Distrito Federal. Na cena mais explícita, o próprio governador - à época em campanha eleitoral - aparece recebendo um pacote de dinheiro (R$50 mil) que, segundo ele, foi utilizado para comprar panetones.

Leia abaixo a nota da UJS/DF e o calendário de atividades.

Fora Arruda Paineltone! Reforma Política já!

A União da Juventude Socialista, entidade com 25 anos em defesa da juventude e do povo brasileiro, que participou de forma protagonista nas manifestações das Diretas Já!, do impeachment do ex-presidente Collor, dentre tantas outras lutas, mais uma vez se vê diante da responsabilidade de enfrentar a grave crise política que se abate sobre o Governo do Distrito Federal.

A população do DF assiste perplexa aos escândalos de corrupção denunciados pela Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal. O próprio governador, José Roberto Arruda, além do vice-governador, Paulo Octávio, do presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente, parlamentares da base aliada e até membros do judiciário estão diretamente envolvidos no escândalo.

A lógica do Estado mínimo implementada pelo GDF privilegia grandes grupos empresariais em detrimento do povo, à margem das decisões dos rumos políticos do DF. Isso se comprova a partir da precarização dos serviços públicos, como saúde, educação, cultura e transporte, entre outros.

Enquanto a população de diversas Regiões Administrativas do DF sofre com a completa falta de condições dignas de moradia, a especulação imobiliária se torna a principal política habitacional do GDF, que atende à uma pequena elite, a exemplo do que se pretende com a criação do Setor Noroeste.

Além disso, tais escândalos reafirmam as debilidades geradas pelo atual sistema político, caracterizado pela prevalência do poder econômico no processo eleitoral. Tais distorções mascaram a verdadeira representatividade dos atores políticos que assumem os espaços de poder e, ao mesmo tempo, imprimem nos mandatos os obscuros interesses de quem financiou tais campanhas.

Por esses motivos, a União da Juventude Socialista exige a cassação do governador Arruda, do vice Paulo Octávio e de todos os envolvidos no esquema. Ainda mais: reafirmamos a necessidade de uma profunda Reforma Política que estabeleça, entre outros marcos, o financiamento público de campanha.

Neste sentido, convocamos toda a população do Distrito Federal e entorno a entrarem nessa batalha estratégica para o futuro da Capital e do Brasil. Esperamos que, ao completar 50 anos, a Capital dos Brasis reviva as utopias e vitórias de Darcy Ribeiro, Honestino Guimarães entre tantos outros que lutaram por acreditar em Brasília, no Brasil e, sobretudo, na riqueza, na diversidade, na ousadia e na força do povo brasileiro para a construção de um país com igualdade, justiça e liberdade reais, fazendo ruir as velhas estruturas que ainda oprimem a emancipação do povo!

Vamos à luta! Saudações socialistas!


UJS/DF - União da Juventude Socialista do Distrito Federal e Entorno


Calendário:

Dia 02/12 - quarta-feira - às 14h.
Manifestação em frente a Câmara Legislativa do DF com protocolo do pedido de Impeachment do governador José Roberto ARRUDA.

Dia 03/12 - quinta-feira às 09h.
Paralisação da W3 em frente ao Shopping Pátio Brasil.

Dia 05/12- sábado às 10h.
Intervenção cultural na sede do governo, no Buritinga e vigília na Câmara Legislativa.

Dia 09/12 - quarta-feira - às 10 hs.
Praça do Buriti: Ato Público Contra a Corrupção.

Leiam também:


A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

luciana lopes disse...

Piriri Perereu Piriri Perereu. Arruda LADRÃO CREU, CREU, CREU.
É vergonhosa a situação política no DF..........sem comentários viu?
Ah,você recebeu seu panetone?
Eu não recebi o meu........kkkkkkkkkkk.
Esse ladrão é obrigado a sair.
E logo.