quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Manuela e Flávio Dino recebem Prêmio Congresso em Foco

Com novas categorias de premiação e novos parceiros, o Prêmio chegou ao final de sua quarta edição sem mudar seu objetivo: estimular os brasileiros a analisarem o desempenho de deputados e senadores e a prestarem mais atenção no que se passa no Parlamento.

“Não há democracia sem Congresso forte”, diz Manuela

Deputada mais votada pelos internautas no prêmio Congresso em Foco, Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) disse que o Parlamento é altamente necessário para aperfeiçoar a democracia brasileira. "Não existe democracia sem o Congresso forte e sem proximidade com a população", afirmou ela, ao receber o reconhecimento, na noite desta segunda-feira (7). Manuela dedicou o mérito a toda sua equipe de gabinete, que, segundo ela, trabalha sete dias da semana em prol do seu mandato. Disse estar honrada de receber o reconhecimento junto com os outros colegas.

“São pessoas que conheço desde a minha infância, que fazem parte da história do nosso país”, afirmou a deputada, que tem 28 anos de idade.

Flávio Dino: "corrupção é caso de polícia e política"

Deputado mais votado pelos internautas na categoria combate à corrupção, Flávio Dino (PCdoB-MA) fez um discurso breve na cerimônia de entrega do prêmio, realizado no auditório da Procuradoria-Geral de República (PGR). O parlamentar, que exerce o primeiro mandato, avaliou de forma positiva o ano no Congresso Nacional.

“Ao contrário do que se tem dito, este ano foi bom no combate à corrupção. Houve transparência, luz e apuração nas denúncias apresentadas. E ficou mais do que provado que corrupção é caso de polícia, mas sobretudo de política. E nós, políticos, temos feitos nossa parte”, disse o deputado.

Ex-juiz federal, Flávio Dino obteve 17.941 votos na categoria de parlamentar que mais combateu a corrupção no ano.

Na cerimônia 11 senadores e 27 deputados receberam o Prêmio Congresso em Foco 2009 como aqueles que mais bem representaram a população no ano. O escândalo político que atinge o governo do Distrito Federal e as crises enfrentadas pelo Senado ao longo do ano foram lembrados pelos parlamentares. A maioria deles destacou a importância do prêmio como contraponto ao que há de ruim na política brasileira e como instrumento de valorização da democracia.

Além dos parlamentares que mais se destacaram no mandato, foram homenageados os congressistas que mais se destacaram na defesa da educação e do meio ambiente e os autores das melhores iniciativas legislativas de 2009. Outra novidade: também foram homenageados os parlamentares mais bem avaliados pelos jornalistas. Pela segunda vez, também foi premiado o parlamentar que, na avaliação dos internautas, mais atuou no combate à corrupção.

O Prêmio é patrocinado pela Petrobras e pela AmBev. Outras sete entidades apóiam a iniciativa: Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Leia também: A verdade


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: