quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Manaura é o candidato da UJS à presidência da UBES

Yann [de azul, com a bandeira da UBES] foi presidente da UMES/ Manaus e se destacou ao comandar as maiores mobilizações do movimento secundarista do último período.


Yann Evanovick, de Manaus, é o candidato da UJS à presidência da UBES

O estudante manaura Yann Evanovick, de 19 anos, é o candidato apresentado pela União da Juventude Socialista (UJS) e pelo movimento "Arrastando Toda a Massa" para presidir a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas pelo próximo biênio. A decisão foi tomada em clima de bastante unidade na reunião da direção nacional da entidade, realizada neste final de semana.

Yann foi presidente da UMES/ Manaus e se destacou ao comandar as maiores mobilizações do movimento secundarista do último período. Com o direito ao meio passe ameaçado pela truculência do prefeito Amazonino Mendes, os estudantes manauras tomaram as ruas da cidade em diversas oportunidades no primeiro semestre.

Não foi a primeira vez que ameaças a este direito foram enfrentadas pelo movimento estudantil. Em 2005, também as mobilizações acerca do passe foram a oportunidade para o início da militância política de Yann. "Passaram na minha sala de aula, fui às passeatas e me filiei [à UJS]. Depois, fui vice-presidente e presidente do grêmio da Escola Estadual Frei Sílvio, no centro de Manaus, e direitor e presidente da UMES", conta.

As maiores mobilizações estudantis do ano
Quatro anos depois e como principal liderança das manifestações ocorridas em 2009, Yann chegou a comandar passeatas com mais de 20 mil estudantes, participou da invasão da Câmara Municipal da cidade e virou referência da luta pela manutenção do meio-passe integral.

"A meia passagem foi a principal conquistas dos estudantes de Manaus após a ditadura militar. Para muitas gerações, ela representou o início da consolidação da democracia no estado. Por isso, nossa luta foi justa e ganhou toda a sociedade", completou.

50% do fundo do Pré-Sal e a "digital secundarista"
Yann será o primeiro estudante amazonense com possibilidade de presidir a UBES desde Selma Oliveira, em meados da década de 80. "Será para mim um desafio muito grande. A última presidente que saiu de Manaus foi Selma Oliveira, quando a lei do grêmio foi aprovada. Agora, coincidentemente, tenho a felicidade de ser candidato quando a lei do grêmio livre completará 25 anos", aponta. Por essa ocasião especial, o estudante considera que realizar um encontro nacional de grêmios seja um dos grandes desafios da próxima gestão.

O candidato apresentou outros temas que avalia como importantes para a UBES nos próximos anos, como consolidar o processo democrático no método eleitoral da entidade, trabalhar para manter os dois CONEGs realizados nesta gestão, dentre outros. Mas, ao seu ver, a principal luta será ocupar o papel protagonista na campanha para destinar 50% dos recursos do fundo do pré-sal para a educação. "Certamente esta vitória terá a digital dos secundaristas. Temos que ganhar todos os segmentos para esta bandeira que pode abrir caminho para construir a educação que queremos", afirma.

Fernando Borgonovi, pra página da UJS


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: