sábado, 5 de dezembro de 2009

O maior

Zico e Andrade, melhores do mundo

Zico: 'Flamengo será hexa no domingo. A CBF reconhecer não me interessa'
*
Em entrevista exclusiva para o SRZD, Zico fala sobre a polêmica envolvendo o título de 87, o trabalho de Andrade, a dupla Pet-Adriano e a eleição no Flamengo.
*
Confira:
*
SRZD: Se o título realmente vier, a velha polêmica voltará à tona. Afinal, o Flamengo é tetra ou penta? Pode ser penta ou hexa? Na lista de campeões brasileiros no site da CBF consta que o título de 1987 é do Sport.
Zico: Será o hexa. O problema da CBF reconhecer não me interessa. Eu recebi muita porrada em 87, passei muito tempo longe de meus familiares, viajei pra cacete, concentração, acabou a decisão com o Inter e no dia seguinte eu estava operando novamente o joelho e vem uns caras que nunca deram um chute na bola querer me tirar esse título. O Brasil inteiro viu que o Flamengo foi Campeão. Gostam de fazer piada de português e depois o que vão falar se o campeão da 1ª divisão tem que jogar com o campeão da 2ª divisão pra ver quem é o campeão do Brasil. Será que eles iam rir em Portugal?


SRZD: Como você, ídolo maior do Flamengo, vê essa possibilidade real de o clube conquistar o hexacampeonato após 17 anos na fila?
Zico: Acho que o Flamengo já estava na hora de dar uma alegria para a nação rubro-negra, pois o que ela tem feito nos últimos anos tem sido um espetáculo fantástico.
*
SRZD: Qual o tamanho da importância do Andrade nesta incrível arrancada e potencial conquista?
Zico: Acho que o grande mérito foi conseguir recuperar jogadores de qualidade que estavam desacreditados no clube e fora dele e através disso formar um grupo homogêneo e de muita qualidade técnica.
*
SRZD: Qual a sua análise da dupla Petkovic-Adriano que, para muitos, tem grande parcela de contribuição para este momento?
Zico: Lógico que tem, mas não poderia ser diferente, principalmente pela qualidade deles e o que eles representam para o clube. Deles só se pode esperar o que estão fazendo.


SRZD: Além deles, qual ou quais jogadores foram fundamentais para esta arrancada e possível título, na sua opinião?
Zico: Acredito que a maioria do grupo cresceu no momento certo da competição. Bruno, Leonardo Moura, Juan, a chegada do Alvaro e do Maldonado, Zé Roberto, enfim, jogadores que o torcedor espera muito e estavam irregulares na competição.
*
SRZD: Já imaginou como vai ficar o seu coração rubro-negro se o capitão Bruno levantar o troféu de campeão brasileiro de 2009?
Zico: Ninguém merece tanto ver isso como a torcida rubro-negra. O que ela tem feito nos últimos anos, esse apoio ao time é difícil de ver por esse mundo afora.

SRZD: O Flamengo tem sérios problemas de estrutura e administrativos, isso todos sabem. Você tem medo de esse possível título mascará-los?
Zico: Não acredito, pois o Flamengo chegou a essa disputa de título com tudo isso sendo divulgado. Um título daria uma grande oportunidade a quem for eleito de recomeçar a reconstrução do clube num todo.
*
SRZD: Com a sua bagagem no futebol, você acredita que o Grêmio irá facilitar para o Flamengo com objetivo de impedir o possível título do Inter? Já dá para dizer que o Flamengo é campeão?
Zico: Não se pode pensar agora que se o Grêmio perder é porque facilitou. É só ver a campanha deles fora de casa e ver por que eles não estão disputando o título. É normal que quando uma equipe não tem mais objetivo nenhum, não haja interese nessa ou naquela partida. Só vou considerar o Flamengo campeão se depois dos 90 minutos ele confirmar a vitória.
*
SRZD: Um dos seus filhos, o Bruno Coimbra, fez elogios ao Delair Dumbrosck durante a campanha dele. De todos os candidatos, ele é o que te inspira mais confiança para comandar o "seu" clube?
Zico: Lá em casa é pura democracia e todos tem o direito de ter suas preferências. E olha que o Bruno é o mais Flamengo de todos. Acho que o Delair deu uma bela continuidade no trabalho do Marcio (Braga), não buscou holofotes, e pode sim ter uma grande oportunidade de fazer um belo trabalho no clube. Acredito que esse período de interino possa lhe ajudar muito a administrar o clube caso ele ganhe a eleição. No futebol teve ótimas atitudes como confiança na permanência do Andrade, bancou a vinda do Pet, que muitos eram contra no clube e colocou o Marcos Braz que foi um ponto de muito equilibrio nos momentos mais difíceis do campeonato. Dele fico a vontade pra falar, pois nem o conheço. Quero o melhor para o Flamengo. Tenho muitos amigos que serão candidatos e só torço pro que vencer pensar no Flamengo como clube em primeiro lugar.



SRZD: Muitos falam em Zico no Flamengo como dirigente, mas sua carreira como treinador está cada vez melhor, tanto que assumiu a liderança do Campeonato Grego com o Olympiacos, recentemente. Afinal, tem chance de o Zico voltar ao Flamengo em 2010? Todos os candidatos abriram as portas para você.
Zico: Estou muito feliz com a carreira que escolhi de treinador e quero seguir. Assinei um contrato aqui de 2 anos, mas nossa carreira de treinador é sempre de interino. Acho que nunca dei motivos para alguém fechar as portas do Flamengo pra mim. Conheço os projetos e os objetivos de quase todos os candidatos e não diferem muito, pois os problemas do clube são mais do que sabidos. O importante é quem chegar colocar a mão na massa e, toda vez que pisar no clube, pensar naquela massa rubro-negra e trabalhar honestamente pra deixá-la feliz.

Leandro, Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo e Jorginho. Bebeto, Aílton, Renato Gaúcho, Zico e Zinho. Agora me lembrem o nome de algum jogador do Sport de 87...



A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: