terça-feira, 3 de novembro de 2009

Unimontes promove o lançamento da pedra fundamental do Restaurante Universitário

Placa comemorativa marcou o lançamento da pedra fundamental do restaurante universitário da Unimontes, nessa quinta-feira (Foto: Léia Oliveira)

O restaurante universitário a ser implantado no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro deverá ser inaugurado até outubro de 2010. O anúncio foi feito pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, ao presidir a solenidade de lançamento da pedra fundamental da obra, na noite da última quinta-feira (29). O vice-reitor, professor João Canela também esteve presente.

O evento contou com a efetiva participação dos acadêmicos, de dirigentes da universidade, da diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e representantes dos servidores docentes e técnico-administrativos, além de alunos e professores e outros convidados. Na oportunidade, foi destacada a importância da obra para qual o Governo de Minas anunciou que os recursos serão alocados no Orçamento Estadual de 2010.

Segundo o professor Paulo César de Almeida, “observando orientação do próprio vice-governador, professor Antonio Anastasia, tão logo o Orçamento de 2010 seja sancionado, a Unimontes adotará as providências para a licitação da obra”.

“Este é um momento histórico para toda Unimontes, não só pela indiscutível importância da implantação do restaurante universitário, mas também porque consagra, uma vez mais, a mobilização conjunta de todas as categorias da comunidade acadêmica”, afirmou o reitor.

MOBILIZAÇÃO - O professor Paulo César assinalou que “a obra foi conquistada junto ao Governo de Minas graças ao apoio do governador Aécio Neves, do vice-governador, professor Antonio Anastasia e da secretária de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, após gestões da reitoria e ampla mobilização dos alunos e dos servidores docentes e técnico-administrativos, contando com a solidariedade dos deputados da ‘Bancada do Norte’ na Assembleia Legislativa”.

“Na verdade, a mobilização foi iniciada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), mas, nada teria sido alcançado, se não tivesse acontecido também a participação das lideranças sindicais representativas dos servidores docentes e técnico-administrativos e dos deputados, assim como o envolvimento efetivo da administração da Universidade”, explicou o reitor da Unimontes.

O vice-reitor, professor João Canela, também destacou que o restaurante universitário é uma conquista resultante da mobilização das lideranças estudantis e dos representantes dos servidores técnico-administrativos e docentes, além do empenho da reitoria.

Na avaliação do professor João Canela, “o restaurante universitário será uma obra estruturante da universidade; uma causa extremamente justa, mesmo porque a Unimontes tem sua atuação voltada para inclusão social do homem que trabalha pelo desenvolvimento da região”.

Emocionado, o presidente do DCE, Daniel Dias da Silva, enalteceu a relevância do restaurante universitário, que vai atender, principalmente, os estudantes de baixa renda. “A construção do restaurante é uma vitória que tem um grande significado para todos nós. Vai fazer com que o estudante permaneça mais tempo na universidade. Isso vai impactar no aumento do repasse de conhecimentos”, afirmou Daniel Dias.

O presidente do DCE também destacou a importância do apoio da atual gestão da reitoria da Unimontes. “Cumprimentamos a gestão do professores Paulo César de Almeida e João Canela, que nos apoiou e vem fortalecendo a Unimontes, a verdadeira propulsora do desenvolvimento do Norte de Minas”, disse Daniel Dias. A mobilização em torno da obra foi ressaltada, ainda, pelo representante da União Nacional dos Estudantes (UNE) Danniel Ferreira Coelho.

BENEFÍCIOS PARA OS SERVIDORES – Por sua vez, o representante do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde (Sind-Saúde) na Unimontes, Milton Ricardo Silva Brandão, salientou que a construção do restaurante universitário redundará em benefícios “incalculáveis” para os servidores técnico-administrativos, tanto aqueles lotados no campus-sede como os que atuam no Hospital Universitário Clemente de Faria ou na Policlínica Doutor Hermes de Paula.

O representante sindical considerou a confirmação da construção do restaurante universitário “um verdadeiro presente”, a propósito da comemoração do ‘Dia do Servidor Público’ (ocorrida no último dia 28).




A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: