segunda-feira, 16 de novembro de 2009

OIA: Olhar, Imaginar, Agir

Curso de Ciências Sociais promoverá mostra audiovisual na Unimontes

Ampliar a formação curricular, com destaque para os temas relacionados à antropologia, sociologia e política. Este é o principal objetivo da “Mostra Audiovisual: Olhar, Imaginar e Agir”, que será realizada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), entre os dias 17 e 19 deste mês, por intermédio de professores e acadêmicos do curso de Ciências Sociais, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). As atividades acontecerão no auditório do prédio 1, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

O evento constará basicamente de apresentações de filmes e documentários sobre temas relacionados aos estudos científicos do curso – sempre no auditório do prédio 1. Ao final de cada sessão, comentários e debates entre professores e o público (acadêmicos dos cursos afins, pesquisadores, cinéfilos e convidados de outras instituições).

Conforme a professora Maria Railma Alves, da equipe da coordenação, a Mostra Audiovisual pretende, a partir da exibição de filmes e documentários, fortalecer e estimular o estudo, a pesquisa, a reflexão e a troca de informações em torno das temáticas específicas. “O cinema-documentário é uma maneira prática para a compreensão da vida social”, observa.

Horário: Manhã: das 9h às 11 h – Noite: das 19h às 22h40

Local: Auditório do prédio 1, localizado no 3º andar, Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA, Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, Unimontes, Montes Claros - MG.

Público-Alvo: Livre


Programação
17/11/2009 - 9h
Tapete Vermelho (comedia, 2006, 100 min) Direção: Luiz Alberto Pereira
Esse filme é uma das mais belas homenagens feitas pelo cinema ao grande Mazzaropi. Matheus Nacthtergaele e Gorete Milagres formam um casal de caipiras que leva o filho Neco, de nove anos, para uma cidade a fim de assistir a um filme do grande comediante no cinema. Mas os tempos mudaram e os cinemas desapareceram. No caminho o trio cruza com tipos curiosos, provando que as lendas da roça ainda então bem vivas.

17/11/2009 - 19h30
Noticia de Uma Guerra Particular (documentário, 1999, 57 min) Direção João Moreira, Salles e Kátia Lund
Documentário que mostra flagrantes do cotidiano das favelas dominadas pelo trafico de drogas no Rio de Janeiro e entrevistas com envolvidos no conflito entre traficantes e policiais, inclusive moradores que estão no meio do fogo cruzado e especialistas em Segurança Pública.

18/11/2009 - 9h
Barra 68- Sem perder a ternura (Documentário, 2000, 80 min)
A luta de Darcy Ribeiro nos anos 60 para criar e implantar a Universidade de Brasília e as repetidas agressões sofridas pela UNB após estar em funcionamento, desde o golpe militar até os acontecimentos de 1968, quando foram detidos numa quadra de esportes cerca de 500 estudantes.

18/11/2009 - 19h30
Florestan Fernandes O Mestre (documentário, 2004, 45 min). Direção: Roberto Reis e Stefanelli
Vídeo que retrata a vida do engraxate, garçom, professor e deputado constituinte que fez da vida uma verdadeira aula e tornou-se um dos maiores sociólogos Brasileiros.

18/11/2009 - 19h30
Encontro com Milton Santos ou O mundo global visto do lado de cá (Documentário, 2006, 89 min) Direção: Silvio Tendler
Tendo por base uma entrevista gravada por Tendler quatro meses antes da morte de Milton Santos – considerado um dos maiores pensadores brasileiros do século XX -, é uma análise dos problemas críticos do sistema anti-humano em que vivemos. Milton santos enxergou também, a possibilidade de superar esse sistema em direção à construção de uma nova realidade, mais justa e fraterna.

19/11/2009 - 9h
Entreatos (Documentário, 2004, 117 min) Direção: João Moreira Salles
De 25 de setembro a 27 de outubro de 2002, a equipe de Entreatos acompanhou passo a passo à campanha de Luís Inácio Lula da Silva à presidência da República. O filme revela os bastidores de um momento histórico através de material exclusivo, como conversas privadas, reuniões estratégicas, telefonemas, traslados, gravações de pronunciamentos e programas eleitorais. É um dos mais importantes registros da política brasileira.

19/11/2009 - 19h30
Lévi-Strauss: Saudades do Brasil (Documentário, 2005, 120 min) Direção: Maria Maia
A vida do antropólogo Claude Lévi-Strauss no Brasil, em documentário que reconstitui as viagens do antropólogo e pensador francês no País, no início de sua carreira. Levi-strauss chegou ao Brasil em 1935, na segunda leva de professores europeus que vieram dar aulas na recém criada USP.

Informações: (38) 3229-8265/8053/8269/8038

Toda a programção oferecida é gratuita.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: