sexta-feira, 5 de junho de 2009

Viçosa receberá o maior congresso da história da UEE


De 26 a 28 de junho, a cidade de Viçosa receberá jovens de toda a Minas Gerais para o 41º Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE-MG). “Nosso esforço é garantir uma legítima representação de estudantes de todo estado. O objetivo deste encontro, que é o fórum máximo de deliberação do movimento estudantil mineiro, é preparar nossa ação para os próximos desafios, como as eleições 2010”, diz Diogo Santos, atual presidente da entidade.

Uma gigantesca estrutura será montada para acolher os mais de mil participantes que irão à cidade da Zona da Mata mineira. “Toda infra-estrutura será na própria Universidade Federal de Viçosa [UFV], uma das mais belas e organizadas instituições do país”, afirma orgulhoso Ricardo Anão, coordenador geral do DCE da UFV e diretor da UEE.

Os debates sobre educação serão a prioridade do Congresso. A proposta é aproveitar o rico momento de diálogos para iniciar a construção de uma proposta efetiva dos estudantes para a educação superior em Minas. E o momento não poderia ser mais oportuno. O Plano Decenal de Educação acaba de ser encerrado. Durante a sua construção, os movimentos sociais pressionaram e conseguiram a realização de algumas audiências públicas para debater a educação no estado, diferentemente do que queria o governador Aécio Neves(PSDB).

Cultura
A cidade universitária de Viçosa também prepara uma forte agenda cultural para o congresso. Música, teatro e oficinas vão rechear a programação dos delegados. Uma celebração dos 10 anos de reconstrução da UEE reunirá todos os ex-presidentes da entidade e contará com a participação de varias lideranças políticas do estado. O Ministro Patrus Ananias; a deputada federal Jô Moraes (PCdoB); o prefeito de Viçosa Raimundo Cardoso e o reitor da UFV, professor Luiz Cláudio, são presenças confirmadas.

Para a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf, o movimento estudantil em Minas tem um importante papel a jogar. O estado tem o maior número de universidades federais, além de uma das maiores redes de ensino superior privado. “Minas é pela sua relevância um dos lugares onde o movimento estudantil deve estar melhor organizado. A UEE mineira é uma fundamental aliada da UNE em todas as lutas que desenvolvemos, não construímos um movimento nacional vitorioso se não tivermos êxito em Minas”, afirma a líder estudantil.

Para participar do congresso basta entrar em contato com a coordenação do movimento “Da unidade vai nascer a novidade”, pelos telefones (31) 8682-9625 e (38) 9908-4913 ou pelo e-mail http://www.blogger.com/

Pedro Leão para o Caderno Vermelho Minas


A Estrada vai além do que se vê!

Um comentário:

Denis disse...

Esse congresso vai ser show, eu vou!!!!!!!