quinta-feira, 18 de junho de 2009

Coreia do Norte na Copa do Mundo!

Com ajuda da Coreia do Sul, Coreia do Norte volta à Copa 43 anos depois
.
Empate sem gols com Arábia Saudita garantiu a quarta vaga asiática


Coreia do Norte e Arábia Saudita entraram em campo nesta quarta-feira (17) para decidir quem ficaria com a última vaga direta da Ásia para a Copa do Mundo. O dramático empate em 0 a 0 classificou os norte-coreanos, que disputaram o Mundial pela última vez em 1966, e mandou os árabes para a repescagem contra o Bahrein.

Mais cedo, a Coreia do Sul empatou com o Irã com um gol aos 41 do segundo tempo e deu uma ajudinha aos vizinhos do Norte. Os dois países não mantêm relações diplomáticas desde 1953, ano do fim da Guerra da Coreia. Caso tivesse vencido o jogo, os iranianos obrigariam os norte-coreanos a vencer a partida para garantir a classificação direta.

A Arábia Saudita precisava da vitória para conseguir a segunda vaga do Grupo B, mas o empate acaba não sendo ruim já que garante ao país o direito de disputar uma repescagem contra o terceiro colocado do Grupo A. Caso perdesse a partida, ficaria atrás do Irã e daria adeus a qualquer chance de ir à África do Sul.

Nos minutos finais, as duas equipes tiveram que prender a respiração. Poucos depois da Coreia do Norte perder um gol incrível, de frente para o goleiro, a Arábia Saudita teve um gol anulado no lance seguinte, depois de bater uma falta rápida, quase na linha da grande área, mas o árbitro não tinha autorizado a cobrança.

Em sua última participação em Copas do Mundo, em 1966, a Coreia do Norte fez um jogo histórico contra a seleção portuguesa, do craque Eusébio. Depois de se classificar em segundo, deixando a Itália de fora da segunda fase, abriu 3 a 0 contra Portugal, nas quartas de final, mas levou a virada e foi derrotada por 5 a 3, com três gols do Pantera Negra, artilheiro daquela edição.

À Arábia Saudita resta encarar o Bahrein, que também terminou em terceiro lugar no seu grupo, em jogos de ida e volta, para ver quem disputará a repescagem contra a Nova Zelândia, campeã da Oceania. A Coreia do Norte se junta à vizinha Coreia do Sul, à Austrália e ao Japão, que já estavam garantidos na Copa da África do Sul.

Essa é a verdadeira bomba!

Dica do meu amigo Pedro Leão.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: