segunda-feira, 1 de junho de 2009

Wadson Ribeiro é homenageado em Juiz de Fora

No dia em que Juiz de Fora completou 159 anos, o prefeito Custódio Mattos homenageou 15 personalidades e entidades da cidade, da região e do Brasil com a entrega do Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld. A solenidade aconteceu na noite deste domingo, dia 31, na Câmara Municipal de Juiz de Fora.

Entre os homenageados estava o secretário Executivo do Ministério do Esporte, Wadson Nathaniel Ribeiro. Nascido em 1976, no bairro de Linhares, filho de Maria das Neves Ribeiro e Jackson Nathaniel Ribeiro; Wadson começou a participar dos movimentos sociais quando ainda era estudante secundarista, período em que se filiou ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Em 1995, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Como universitário foi eleito presidente do Centro Acadêmico e, por sua atuação destacada, convidado a assumir a diretoria da União Nacional dos Estudantes/
UNE, entidade da qual se tornou presidente em 1999.

Na UNE consolidou-se como liderança jovem e popular resgatando a atuação da entidade em todos os estados do país. Ao encerrar sua gestão, continuou a lutar pela implantação de uma política nacional de juventude. Seu protagonismo o inscreveu na história nacional como membro fundador do
Conselho Nacional de Juventude.

Em 2007 foi convidado a assumir a Secretaria Executiva do
Ministério do Esporte. Desde então é responsável - entre outras atribuições - pela gestão de programas e projetos relativos ao desenvolvimento do esporte e sua utilização como fator de transformação social.

Wadson se disse muito feliz com a honraria, “tudo que fiz e faço nesta vida é com os ensinamentos que aprendi em Juiz de Fora. A gente sai da cidade, mas ela não sai da gente.” Apesar de estar a frente do ministério em Brasília, Wadson sempre que pode está na cidade natal a trabalho e visitando a família.

A Comenda
Instituído em 1973, através da Lei 4.496, o Mérito Comendador Henrique Halfeld tem como finalidade distinguir o cidadão que se notabilizar nos mais diversos campos da atividade humana por relevantes e comprovados serviços prestados à coletividade de Juiz de Fora. Nestas três décadas em que vem sendo entregue, a Medalha do Mérito simboliza o reconhecimento de Juiz de Fora a pessoas que se destacaram na defesa dos interesses culturais, sociais, econômicos, políticos e humanitários da cidade.

Sempre com critério e ouvindo os integrantes do Conselho do Mérito, a Prefeitura homenageia, na data do aniversário da cidade, os agraciados por sua atuação em benefício da comunidade. O engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld, que dá nome à Medalha, nasceu no dia 23 de fevereiro de 1797 na Alemanha e chegou ao Brasil em 1825.




A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: