segunda-feira, 22 de junho de 2009

Inscrições para o Festival de Inverno da UFMG continuam abertas


Estão abertas até a próxima quinta-feira, 25 de junho, as inscrições para as seis oficinas do 41° Festival de Inverno da UFMG que exigem processo de seleção. Os interessados em participar das oficinas devem preencher formulário no site da Fundep (www.fundep.ufmg.br) e aguardar o resultado para efetivar a matrícula. O valor da inscrição é R$ 40 para adultos e R$ 20 para crianças de até 12 anos. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 30 de junho, a partir das 15h.

A matrícula dos selecionados deverá ser realizada de 1º a 13 de julho. Já as oficinas que não precisam de seleção terão matrículas abertas de 1º a 17 de julho. Ao todo, a 41ª edição do Festival de Inverno vai oferecer 29 oficinas, totalizando 556 vagas. A relação completa das oficinas, professores e ementas está disponível no site www.ufmg.br/festival.

Com o tema Traduções, o 41º Festival de Inverno da UFMG acontece em Diamantina, de 19 a 30 de julho. Além de oficinas, cursos e eventos culturais, este ano o Festival realiza o seminário Perspectivas da Cultura em um Cenário de Transformações, que reunirá gestores de cultura, artistas e pesquisadores para discutir o futuro dos festivais universitários de arte e cultura.

Oficinas com seleção

Google (Oficina de atualização, área: Artes Visuais II)

Utilizar a ferramenta de busca da internet como metáfora para olhar e registrar o mundo à nossa volta. Os participantes atuarão como uma máquina de busca que contém duas partes: uma solicita a busca; a outra processa a solicitação, transformando-a em imagens de vídeo gravadas no ambiente ao seu redor. O material recolhido é reprocessado através da edição. O resultado final será um vídeo coletivo baseado nas idéias que protagonizaram as buscas.
Professores: André Hallak - Videomaker belo-horizontino. Realiza documentários experimentais que evocam a representação e a poética visual; e Sagi Groner (Israel/Holanda) – Artista israelense radicado em Amsterdan, Holanda. Trabalhou com escultura, videointalação, instalação de som e projetos de rádios e TVs piratas.
Público-alvo: estudantes, artistas, videomakers e interessados em produção audiovisual.
Vagas: 20
Período: 22 a 30 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h30

Memória em estações: da narrativa à cena (Área: Artes Cênicas)

Criar cinco cenas sobre fragmentos da memória da cidade, em cinco lugares históricos escolhidos, a partir das narrativas orais recolhidas junto à população local. O objetivo é, a partir de uma experiência prática, pensar didaticamente a elaboração de um processo de criação colaborativa, do tema à cena.
Professora: Cibele Forjaz (SP) – Pesquisadora e professora de direção e iluminação teatral do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Público-alvo: atores, diretores e estudantes de teatro
Vagas: 25, sendo 5 para diretores e 20 para atores
Período: 22 a 30 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h30

A arte de narrar (Área: Artes Literárias)

Dentro da proposta de trabalho mais ampla, de diálogo entre processos criativos diferenciados integrando as cinco oficinas (Artes Cênicas, Literárias, Musicais e Visuais I e II), na criação e direção de uma série de intervenções urbanas com o tema Lugares de Memória, a oficina de Artes Literárias propõe o foco na Arte de Narrar. A partir de uma pesquisa de campo com os moradores, será trabalhada a construção (oral mediatizada) de narrativas que se relacionem com a memória local e regional, produzindo, juntamente com as outras oficinas do projeto Lugares de Memória, intervenções cênicas baseadas nessas narrativas.
Professora: Sônia Queiroz – Poeta, professora e pesquisadora da Faculdade de Letras/UFMG.
Público-alvo: contadores de estórias, estudantes e artistas interessados na arte de contar histórias; guias turísticos dos municípios de Diamantina e Serro, com algum conhecimento e experiência na arte de narrar.
Vagas: 20, sendo 10 por seleção e 10 para convidados da cidade de Diamantina
Período: 22 a 30 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h30

Música eletrônica (Área: Artes Musicais)

Realizar exercícios de composição em música eletrônica ou concreta que proponham uma intervenção no universo da palavra ou da paisagem sonora, em um contexto urbano.
Professor: João Pedro Oliveira (Portugal) – Iniciou seus estudos de música como aluno do Centro de Estudos Gregorianos, tendo continuado o seu trabalho no Instituto Gregoriano de Lisboa.
Público-alvo: estudantes de composição com interesse em música eletrônica, que tenham conhecimentos básicos sobre gravação, mistura, síntese e transformação de som.
Vagas: 8
Período: 22 a 30 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h30

Vestimenta - memória: uma investigação da memória do corpo e da pele (Área: Artes Visuais I)

Confeccionar uma Vestimenta-Memória, partindo de elementos pessoais e da articulação com a memória local. Tomando o corpo como suporte, o participante desenvolverá um objeto-interface que fará sua interação com o meio, a cidade, seus lugares, suas estórias, seus tempos, instaurando formas que levantem indagações sobre o lugar do corpo e da vestimenta na arte contemporânea.
Professora: Christiana Quady - Artista plástica e professora assistente de Pintura da Escola de Belas-Artes/UFMG.
Público-alvo: estudantes universitários, artistas, produtores culturais, teóricos da arte e interessados na arte e cultura contemporânea que desejam explorar a vestimenta como linguagem plástica e interface entre corpo e meio ambiente.
Vagas: 15
Período: 22 a 30 de julho
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h30

Situação-limite (Artes Visuais I)

Desenvolver, através da experimentação, um diálogo entre o desenho e a pintura e sua pertinência como linguagem na arte contemporânea.
Professor: Marco Túlio Resende – Professor da Escola Guignard/BH. Mestre pela School of The Art Institute of Chicago, como bolsista da Fulbright Comission, e Artista Visitante na Sheffield Hallam University, Inglaterra.
Público-alvo: artistas plásticos, professores e estudantes de arte
Vagas: 15
Período: 22 a 30 de julho
Horário: 9h às 12h10 e 14h às 17h30

Serviço

41ª edição do Festival de Inverno da UFMG
Data: 19 a 30 de julho
Local: Diamantina – MG
Inscrições: a partir de 8 de junho, pelo site http://www.fundep.ufmg.br/
Informações: (31) 3409-4220 (callcenter) ou callcenter@fundep.ufmg.br


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: