sexta-feira, 12 de junho de 2009

CA de Geografia leva acadêmicos ao Encontro dos Povos do Cerrado

Árvores caducas do Cerrado norte-mineiro
Foto: Débora Guedes

O Centro Acadêmico de Geografia da Unimontes (CAGEO) viabilizou transporte para os acadêmicos de Montes Claros que se inscreveram no "V Encontro Regional dos Povos do Cerrado", que ocorrerá no Centro de Convenções de Pirapora, entre os dias 10 e 13 de junho.

Segundo o presidente do CAGEO, Ezequiel Dias, a ida de uma delegação montesclarense "é mais uma iniciativa vitoriosa de nossa diretoria, em breve anunciaremos novas atividades e ações de nossa gestão".

O V Encontro Regional dos Povos do Cerrado terá como tema principal “Construindo pontes entre os saberes para a restauração do cerrado” e é organizado por professores e acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ministrado no campus de Pirapora, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

No programa, consta a realização de minicursos, mesas temáticas e mostra de trabalhos científicos. A solenidade de abertura oficial está prevista para esta quarta-feira, às 19 horas, devendo ser presidida pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. Logo em seguida, será instalada a mesa-redonda para abordagem do tema “Populações tradicionais no Brasil – Desafios no século XXI”, com a participação do professor Antônio Carlos Diegues, da Universidade de São Paulo (USP), e de José Nunes de Oliveira, prefeito de São João das Missões e integrante da reserva indígena Xacriabá, a maior de Minas Gerais, situada naquele município.

No mesmo dia, haverá a mesa intercultural “Populações Tradicionais no Norte de Minas Gerais: multiplicidade de territórios e desafios à permanência”, com a participação do professor Carlos Rodrigues Brandão, da Unicamp/UFU/Unimontes; do pescador artesanal Norberto dos Santos (no município de Três Marias); do representante da comunidade de Brejo dos Crioulos (São João da Ponte), Francisco Cordeiro Barbosa; e de Maria da Conceição Souza Silva, da Associação de Vazanteiros da Ilha do Retiro (Itacarambi).

No encerramento dos trabalhos ocorrerá a mesa “A captura do cerrado e a precarização de territórios: desafios à conservação e aos modos de vida do Cerrado”, com a participação dos professores Maria Geralda de Almeida, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Ricardo Ferreira Ribeiro, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas).

Entre quinta-feira e sábado, haverá, ainda, minicursos e atividades de campo. A apresentação dos trabalhos científicos também ocorrerá ao longo do evento, na forma de pôsteres. Paralela ao V Encontro, também no Centro de Convenções, será realizada a “Feira Regional de Economia Solidária: outra economia acontece”, organizada pela Sedese, contando com a participação de vários grupos de empreendimentos solidários do Norte de Minas que utilizam recursos do Cerrado e do rio São Francisco.

Além da exposição de produtos regionais, durante a feira, vão acontecer oficinas, com a discussão e planejamento de ações que venham incentivar e fortalecer o extrativismo sustentável e a economia solidária na região. A proposta do encontro é de reunir professores, acadêmicos e representantes de várias cidades da região como Japonvar, São João das Missões, Itacarambi, Januária, São João da Ponte, São Francisco, Montes Claros, Ibiaí e Buritizeiro, além de municípios de outras regiões do estado, como Uberlândia, Belo Horizonte e Ouro Preto e de outros estados. Os organizadores destacam a presença de uma comitiva de 40 representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Para a Secretária-Geral do CAGEO, Débora Guedes, "o evento é uma ótima oportunidade para os acadêmicos terem contato com a produção científica, além de promover o intercâmbio entre estudantes, professores e pesquisadores do Cerrado", ressalta.


Por Ramon Fonseca, para a página do DCE Unimontes, com informações da página da Unimontes.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: