segunda-feira, 1 de junho de 2009

CTB debate a crise capitalista e sua relação com o meio ambiente

A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) se reuniu na sexta-feira, 29 de maio, para definir os ultimos preparativos para o debate sobre a “Crise Capitalista e o Meio Ambiente”, que será realizado no próximo dia 4 de junho. O debate ocorre no momento em que a crise capitalista avança no mundo, deixando um grande contingente de trabalhadores desempregados. A lógica para enfrentar a crise tem sido a de mais crescimento econômico para gerar mais empregos que, em geral, significa ampliar o uso de matérias primas retiradas do meio ambiente, expondo os limites do desenvolvimento sustentável.

“Queremos inverter a lógica capitalista de exploração predatória do meio ambiente, desenvolvendo uma consciência de utilização responsável dos recursos naturais”, disse Gilda Almeida - secretária de Defesa do Meio Ambiente da CTB.

Segundo a secretária da CTB, a preservação da qualidade dos sistemas ecológicos, a necessidade de um crescimento econômico para satisfazer as necessidades sociais e a equidade entre as gerações presente e futura, coloca os ideais do desenvolvimento sustentável com valorização do trabalho em um patamar mais elevado da consciência de classe, pois é preciso reconhecer que a pobreza, a deterioração do meio ambiente e o crescimento populacional estão indiscutivelmente interligados.

“Nenhum destes problemas pode ser resolvido de forma isolada, dentro da lógica de exploração ilimitada do sistema capitalista. Nesse sentido, o debate que será realizado na dia 4 de junho será o marco inicial na busca de novos parâmetros que visem a convivência do ser humano numa sociedade justa e equilibrada”, concluiu Gilda Almeida.

O debate faz parte das atividades do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, que é comemorado em 5 de junho, e terá início às 15h na sede da CTB - Av. Liberdade, 113 – 4º andar – Liberdade- São Paulo.



A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: