terça-feira, 13 de maio de 2008

UNE e UBES de volta pra casa


Justiça retira posseiros que ocupavam o terreno da UNE e da UBES na Praia do Flamengo, 132.

Entidades comemoram saída de posseiros que se mantinham no terreno e se preparam para a concretização da reconstrução de sua sede
A decisão da 43ª Vara Cível do Rio de Janeiro, em 1º de fevereiro de 2007, que determinou a devolução do terreno para a UNE e a UBES e a retirada dos posseiros que o ocupavam ilegalmente, não foi o suficiente para que o terreno da antiga sede da UNE na Praia do Flamengo, 132, voltasse de fato aos estudantes. Somente na última sexta-feira (9), os posseiros que mantinham um estacionamento irregular no local foram retirados pela Justiça.
Após um ano e três meses de espera, a UNE e a UBES entraram com um pedido de manutenção de posse, que foi assinado pelo juiz na última sexta-feira e garantiria a retirada dos ocupantes pela policia, caso os mesmos não se retirassem do terreno, que legalmente pertence aos estudantes.
As entidades se comprometeram a pagar o transporte de bens dos posseiros para que eles retirassem seus objetos do local, o que ocorreu de forma pacífica, por volta das 19h, com a presença de um oficial de Justiça, dos advogados das duas entidades e de uma viatura da polícia, que acompanharam a saída dos últimos ocupantes.

A história
O prédio onde funcionava a sede das entidades estudantis foi invadido e incendiado em 1964, pelos militares. Em 1980, foi demolido e, tempos depois, invadido e transformado em um estacionamento clandestino.
Após manifestações por parte dos estudantes, que saíram pacificamente pelas ruas do Rio de Janeiro, com intervenções artísticas e acampamento no terreno, no dia 1º de fevereiro de 2007 a Justiça determinou a reintegração da posse do terreno para a UNE e UBES.
Este foi um grande passo para que se conclua o processo de reconstrução da sede das entidades, que vêm lutando durante anos para que isso se concretize.
Com um projeto de reconstrução doado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a UNE e a UBES se preparam, agora, para articular as formas de viabilizar a realização deste sonho.


Da Redação do Estudantenet


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: