sexta-feira, 2 de maio de 2008

Juventude mostra sua cara!

A capital brasileira foi palco de mais um evento histórico. O ExpoBrasília, localizado no Parque da Cidade Sarah Kubitscheck, recebeu entre os dias 27 e 30 de abril, a 1ª Conferência Nacional de Juventude. Cerca de 2 mil jovens de todo o país, representando os mais de 406 mil que participaram das etapas preparatórias, levantaram suas bandeiras e promoveram o mais diverso e produtivo fórum juvenil já realizado em nossas plagas.
A abertura contou com as ilustres presenças do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, da ministra do meio ambiente, Marina Silva, do secretário nacional de juventude, Beto Cury, do presidente do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e coordenador geral da Conferência, Danilo Moreira e da Vice-Presidente do CONJUVE, Maria Virgínia de Freitas, entre outras autoridades.
Para Luiz Dulci, “estas 406 mil pessoas representadas por vocês são demonstração de que a juventude brasileira de hoje é tão ou mais participativa do que a juventude em outros momentos”. Dulci também valorizou a diversificação e abrangência da participação juvenil nos dias de hoje.
“É importante ter espaços para debates de forma aberta, fazer um controle participativo do Estado. Um debate para que pessoas possam, devidamente informadas, não apenas legitimar mas incidir para aprimorar as políticas públicas”, afirmou Marina Silva, reafirmando a necessidade de controle social nas políticas públicas.
Danilo Moreira acredita que a Conferência tem como mérito elevar o patamar da temática juvenil na sociedade, “para completarmos as conquistas deste processo, temos que sair não só com propostas, mas com uma agenda política que balize as lutas dos movimentos e organizações juvenis em busca de seus direitos e da construção da democracia”.

Política Nacional de Juventude em debate
Logo após a solenidade de abertura, rolou a mesa de contextualização da Política Nacional de Juventude. Com a participação das ex-Presidentes do CONJUVE, Ellen Linth e Regina Novaes, além do Beto Cury, o debate também apresentou provocações para as discussões do evento. Foram destacados pelos participantes os seguintes desafios: entender a juventude como sujeito de direitos, promover um diálogo intergeracional na construção desse processo, superar a vulnerabilidade juvenil às desigualdades sociais e efetivar a PPJ como política de Estado.
Beto Cury também apontou as diretrizes da SENJUV: “fortalecimento institucional e constituição de um marco legal relacionado ao tema com ações como a multiplicação de espaços e formação de gestores públicos de juventude; inclusão social com a integração dos programas federais para o segmento; e participação social via fortalecimento do CONJUVE, realização desta Conferência entre outras ações”.

Show encerra a noite com estilo
Pra encerrar a primeira noite da Conferência, nada como a bela apresentação de Fernanda Porto, colocando toda a moçada pra dançar e preparando o espírito pros dias que viriam.


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: