terça-feira, 13 de maio de 2008

Delegação Mineira se destaca em Conferência do Meio Ambiente

Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, discursa na III Conferência Nacional de Meio Ambiente
Foto: Elza Fiúza / ABr


O Blog ficou desatualizado na última semana em virtude da miha participação na III Conferência Nacional do Meio Ambiente. Mas estamos de volta com fôlego total. E pra começar publicamos um artigo que acabei de receber do Raimundo da Comissão Organizadora Estadual da Conferência, sobre a participação da gloriosa delegação mineira em Brasília.


Delegação de Minas Gerais conquista para o Brasil inteiro aprovação de sua proposta para institucionalização da Conferência Nacional de Meio Ambiente.

Uma constatação comum aos mais de 2000 participantes da III CNMA realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília DF, do dia 7 a 10 de maio de 2008, foi a disposição, qualificação e unidade da Delegação Mineira quanto ao compromisso por uma Política Nacional de Meio Ambiente, que nesta etapa abordou o tema Mudanças Climáticas. Além disto, tivemos êxito expressivo nos encaminhamentos das propostas discutidas nos 16 grupos de trabalho, onde, estrategicamente, a delegação mineira, com 76 integrantes, se destacou pela presença e pela defesa que fez daquelas propostas que enviamos e também de outras tantas, com alcance e aplicação nacional.

Todos os esforços foram recompensados neste processo que teve início em 27 de julho de 2007 em Belo Horizonte, a partir de uma primeira plenária para organização da III CEMA MG, quando foi formada a Comissão Organizadora Estadual – COE-MG que, então, trabalhou na construção de uma convergência do talento de pessoas interessadas, com suas experiências múltiplas e, sobretudo perseverantes. Esta COE-MG estabeleceu que tivéssemos Conferências nas nove regiões do Estado. E assim foi.

Graças à boa relação construída entre a equipe da Secretária Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, com a Superintendência do IBAMA em Minas, com a Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente de Belo Horizonte, com o Gabinete da Vereadora Neila Batista, de BH e com o Centro de Ecologia Integral - CEI, formando o núcleo de uma Secretaria Executiva da COE-MG que se reuniu ordinariamente todas as semanas, proporcionando, então, a realização da III CEMA e, por conseqüência, a ida de uma qualificada Delegação, à III CNMA.

A partir de um excelente Texto Base elaborado por duas profissionais de reconhecida qualificação como a Engª. Química Ana Luiza Dolabela de Amorim Mazzini, Especialista em Energia e Fontes Alternativas e Avaliação de Impactos Ambientais e a Engª. Eletricista e também em Segurança do Trabalho, Vânia Araújo Condessa, Mestra e Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental, a delegação mineira discutiu o tema Mudanças Climáticas sob a perspectiva de seus impactos nos biomas encontrados no território de Minas e a partir da percepção de homens e mulheres que trabalham e preenchem suas agendas diárias discutindo questões sócio, econômicas e ambientais em seus municípios e regiões de origem e que vieram a Belo Horizonte dos dias 2 a 4 de abril deste ano, para a III CEMA MG, quando foi consolidada esta Delegação para a etapa nacional.

Certamente o apoio de várias pessoas de todos os setores da sociedade somou e contribuiu para o sucesso da Delegação Mineira e será fundamental na perenização deste processo, principalmente por conta da proposta de Institucionalização da Conferência de Meio Ambiente que foi aprovada tanto na Etapa Estadual como na III CNMA, a partir da proposta de Minas Gerais, aliás, único Estado a apresentar esta necessidade.

A Executiva da COE MG, retomará suas atividades apresentando um consolidado das propostas de Minas defendidas e aprovadas na III CNMA e o texto na integra da proposta de institucionalização da Conferência Nacional, cujo projeto de lei será elaborado por um grupo de trabalho integrado por representantes de todos os órgãos e segmentos do Ministério do Meio Ambiente.

Parabéns Delegação Mineira!!

Respeitoso e admirado abraço,

Raimundo Machado Filho
COE MG


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: