sexta-feira, 2 de maio de 2008

Quando Minas se levanta, o Brasil se senta!


Como vocês puderam perceber, o Blog ficou desatualizado na última semana. Mas não foi preguiça não! Estivemos participando da 1ª Conferência Nacional de Juventude, que rolou em Brasília – DF, entre os dias 27 e 30 de abril, da qual trago informações nas próximas postagens, e ontem aproveitamos pra descansar na cidade das belas horizontinas.
O sentimento da mais pura e combativa mineiridade foi o que pautou o nosso dia do trabalhador. Em homenagem à moçada que saboreou o strogonoff mais republicano da história, deixo-os com a expressão de nossa terra nas palavras de Guimarães Rosa:

Minas Gerais é muitas

MINAS GERAIS É UMA MONTANHA, montanhas, o esforço erguido, a constante emergência, a verticalidade esconsa, o esforço estático: a suspensa região – que se escala. Atrás de muralhas, através de desfiladeiros – passa um, passa dois, passa quatro, passa três... - por caminhos retorcidos, ela começa, como um desafio de serenidade. Aguarda-nos amparada, dada em neblinas, coroada de frimas, aspada de epítetos: Alterosas, Estado montanhês, Estado mediterrâneo, Centro, Chave da Abóbada, Suíça brasileira, Coração do Brasil, Capitania do Ouro, a Heróica Província, Formosa Província. O quanto que envaidece e intranqüiliza, entidade tão vasta, feita de celebridade e lucidez, de cordilheira e História. De que jeito dizê-la? MINAS: patriazinha. Minas – a gente olha, se lembra, sente, pensa. Minas – a gente não sabe.
Sobre o que, em seu território, ela ajunta de tudo, os extremos, delimita, aproxima, propõe transição, une ou mistura: no clima, na flora, na fauna, nos costumes, na geografia, lá se dão encontro, concordemente, as diferentes partes dos Brasil. Seu orbe é uma pequena síntese, uma encruzilhada: pois Minas Gerais é muitas. São, pelo menos, várias Minas.

Trecho do livro “Ave Palavra”


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: