sexta-feira, 2 de maio de 2008

Debate ambiental pautou-se pela pluralidade de idéias e unidade de ação

Foto: Elza Fiúza / ABr

O segundo dia de Conferência foi dedicado aos Grupos de Trabalho (GT’s) sobre 22 temas, entre eles Educação, Trabalho, Cultura, Sexualidade e Saúde, Esporte, Segurança, Jovens Negros e Negras, Cidadania GLBT, Jovens Mulheres e Fortalecimento Institucional da Política de Juventude.
Participamos do GT de Meio Ambiente, marcado pela diversidade e pela preocupação com o desenvolvimento sustentável, e em como a juventude pode intervir nesse processo.
Na parte da manhã, o diretor do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente e coordenador geral da III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), Pedro Ivo Batista e a representante do Ministério da Educação, Neusa, refletiram sobre as questões ambientais pautadas no caderno de propostas da Conferência. Depois da intervenção inicial dos convidados, os jovens e as jovens presentes questionaram o porquê de, apesar da grande militância ambiental juvenil, isso não se reflete nos mecanismos de controle social da política ambiental no Brasil e quais os caminhos pra se efetivar a Educação Ambiental em todos os níveis e esferas educacionais.
Já na parte da tarde, o protagonismo juvenil aflorou. Com a discussão e apresentação de propostas, a moçada presente deu mostras de estar sintonizada e antenada com a necessidade de preservação do planeta e, conseqüentemente, da raça humana.
Segundo Eric Maciel, membro do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Minas Gerais (CJ-MG) e diretor estadual de Meio Ambiente da União da Juventude Socialista (UJS), “ a juventude demonstrou mais uma vez que não abre mão da preservação ambiental no processo de desenvolvimento do nosso país”.

Foram aprovadas as seguintes propostas no grupo:
1 - Criar uma política nacional de juventude e meio ambiente que inclua o “Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente”, institucionalizado em Plano Plurianual (PPA), com a participação dos jovens nos processos de construção, execução, avaliação e decisão, bem como da Agenda 21 da Juventude que fortaleça os movimentos juvenis no enfrentamento da grave crise ambiental global e planetária, com a construção de sociedades sustentáveis;

2 - Criação e ampliação de assentos para juventude assegurados com direito a voto em todos os conselhos, comitês e órgãos de fiscalização, deliberação e gestão nas áreas socioambiental e de desenvolvimento, nas esferas municipais, estaduais e federal;

3 - Qualificar a juventude nas áreas ambientais, utilizando recursos como o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), entre outros, para atuarem em projetos de educação ambiental, unidades de conservação, ecoturismo, recuperação de áreas degradadas dentre outras.

Todas as propostas estão entre as resoluções da Conferência, mas a de número 1, foi a quarta mais votada pelos delegados e se tornou uma das prioridades da Política Nacional de Juventude. Esperamos que as propostas se efetivem e seja reconhecido o potencial juvenil na discussão sobre meio ambiente e desenvolvimento.
Participaremos também da III CNMA entre os dias 7 e 11 deste mês e levaremos as propostas da juventude pra serem apresentadas e aprovadas lá também


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: