terça-feira, 11 de agosto de 2009

Unidade não é um desejo, é um exercício de construção

O presidente reeleito da CTB Minas, Gilson Reis

No último sábado (8), aconteceu o 2º Encontro Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) em Minas Gerais. O evento ocorreu em Belo Horizonte, e contou com a participação de delegados e delegadas de todas as regiões administrativas. Além da organização sindical, foram discutidas as estratégias dos trabalhadores para enfrentar a crise econômica e um projeto de desenvolvimento para o Brasil que interesse aos trabalhadores e à sociedade.

Os participantes da mesa de abertura foram unânimes em avaliar que a unidade entre os trabalhadores e trabalhadoras será fundamental para enfrentar a crise econômica. O presidente nacional da CTB, Wagner Gomes, saudou os presentes, destacando a importância de fortalecer os núcleos estaduais da CTB. A central está organizada nos 27 estados do País, e conta com 600 sindicatos filiados. Dessas entidades, 400 já são reconhecidas pelo Ministério do Trabalho.

Gilson Reis, presidente da CTB Minas, saudou os delegados e delegadas, além dos representantes das entidades que prestigiam o Congresso. "Unidade não é um desejo, é um exercício de construção", destacou. Gilson ainda propôs homenagem ao histórico militante comunista, Evaristo Garcia de Matos, que morreu no mês de julho, aos 92 anos de idade. Por aclamação, o 2º Encontro foi denominado "Sr. Garcia".

Destacou-se no 2º Encontro da CTB Minas a presença dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Na mesa de abertura, eles foram representados por Vilson Luis da Silva, presidente da Fetamg (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais) e Vanderlei Martins, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Eles destacaram a urgência da reforma agrária e que o Brasil precisa fortalecer os projetos de apoio aos trabalhadores da agricultura familiar.

Ainda participaram do 2º Encontro da CTB Minas representantes do PSB sindical, da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), o ex-embaixador do Brasil em Cuba, Tilden Santiago, a deputada federal Jô Moraes (PC do B), o ex-deputado federal Sérgio Miranda, Alexandre Braga, representante da Unegro (União dos Negros pela Igualdade), Luiza Lafetá, presidente da UEE-MG (União Estadual dos Estudantes), Flávio Nascimento, presidente da UCMG (União Colegial de Minas Gerais) e o secretário de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Belo Horizonte, Mário Assad Júnior, representando o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

Verônica Pimenta para o Portal CTB



A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: