sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ministério do Esporte garante pista de atletismo para Unimontes

Vice-reitor João dos Reis Canela e o secretário executivo do Ministério do Esporte, Wadson Ribeiro
*
Centro Esportivo da Unimontes receberá pista sintética de atletismo

Será instalada no Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, localizado no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, da Universidade Estadual de Montes Claros, uma pista de atletismo de 400 metros de extensão, elaborada com material sintético. A doação será efetivada pelo Ministério do Esporte, conforme anúncio feito pelo secretário executivo daquele Ministério, Wadson Nathaniel Ribeiro, em visita à Unimontes, na segunda-feira (10), sendo recebido pelo vice-reitor, professor João dos Reis Canela, representando o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.

“É motivo de satisfação visitar a Universidade Estadual de Montes Claros, que representa o marco da transformação regional. A luta da Unimontes se confunde com a luta das universidades públicas desse País. Com compromisso e um papel determinante de desenvolvimento, essa instituição conseguiu mudar a realidade do Norte de Minas”, afirmou Wadson Ribeiro.

Ele participou de encontro na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria). Além do vice-reitor, estiveram presentes o deputado estadual Arlen Santiago, os secretários adjuntos de Esportes e da Juventude de Montes Claros, Jaime Tolentino e Igor Gustavo Dias, respectivamente; e os prefeitos de sete municípios norte-mineiros: Águas Vermelhas, Campo Azul, Indaiabira, Jequitaí, Novorizonte, Manga e São Romão, juntamente com professores vinculados ao departamento de Educação Física e do Desporto, da Unimontes. Foi discutida, ainda, a implantação na região dos projetos sociais do Ministério (“Segundo Tempo” e “Pintando a Cidadania”).

“Sabemos da realidade dessa região e a nossa meta é implantar as políticas públicas de desenvolvimento do esporte e ao mesmo tempo alinhar as ações desses programas sociais. Vamos estabelecer parcerias, a fim de beneficiar assim crianças e jovens por meio do esporte”, disse o secretário executivo do Ministério do Esporte. O vice-reitor João Canela agradeceu a visita, destacando a intenção da Unimontes de participar efetivamente das parcerias para a implementação dos projetos.

Wadson Ribeiro informou que a pista de atletismo será doada à Unimontes através da assinatura de convênio. O material sintético é produzido em Feira de Santana (BA), com o uso de resíduos de borracha, no projeto social “Pintando a Liberdade”, viabilizado a partir de parceria entre o Ministério do Esporte e indústria Pirelli. A multinacional tem uma fábrica em Feira de Santana e fornece a matéria-prima para o projeto.

MEMORIAL DO ESPORTE – Na oportunidade, a Unimontes solicitou apoio do Ministério do Esporte para implantação do Memorial do Esporte no campus-sede, idealizado pelo grupo de pesquisa em História do Esporte, do departamento de Educação Física e do Desporto, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). De acordo com o professor Georgino Jorge de Souza Neto, um dos coordenadores do grupo, o objetivo é recolher, guardar e preservar fotos, textos e outros materiais relacionados à história do esporte regional.

O secretário executivo destacou a importância da iniciativa, garantindo que vai desenvolver todas as gestões para a liberação dos recursos necessários à sua implantação. Ainda de acordo com o professor Georgino Neto, a partir de agora será elaborado o projeto, cujo trabalho deverá contar com a colaboração de outros setores da universidade como o departamento de História, do Centro de Ciências Humanas (CCH).



Foto: Ramon Fonseca


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: