segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Lula cai na rede

O diário eletrônico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, batizado de Blog do Planalto, já pode ser acessado pela internet, através do endereço http://blog.planalto.gov.br/. Em mais uma ação para estreitar sua comunicação direta com a população, Lula criou o blog para divulgar ações da Presidência - a exemplo da coluna semanal 'O presidente responde' publicada desde julho em jornais regionais do país, que encaminham ao Planalto perguntas de leitores.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), o blog será um instrumento para o presidente falar diretamente com setores cada vez mais numerosos da sociedade que se informam pela internet. Os textos do blog serão escritos por uma equipe da Secom, e não pelo próprio presidente.

"Na estrutura atual, não se tem meios de comunicação direta com o cidadão comum. A estrutura é toda direcionada para se falar com jornalistas. Com o blog, abre-se essa possibilidade", explicou um assessor da Secretaria de Comunicação.

Apesar de ter posts desde a semana passada, apenas hoje o projeto entra no ar de forma oficial.

O conteúdo do Blog do Planalto foi licenciado em Creative Commons 2.5 (cc-by-sa), que permite copiar, distribuir e executar a obra, além de modificá-la, dando crédito ao original.

A página tem três desenhos diferentes, que podem ser alterados no botão "troque o visual do blog" em seu topo, e oferece um feed RSS e assinatura dos posts por e-mail.

Inspiração veio de Obama; na estreia, o tema é pré-sal
Três jornalistas e dois técnicos foram contratados pela Secom para se dedicar, com exclusividade, ao blog. A ideia é produzir e dar prioridade a textos, fotos e vídeos relacionados à agenda, às ações e às decisões de Lula e das estruturas vinculadas diretamente à Presidência da República. Mas poderão ser divulgadas também ações de outros setores do governo.

O blog entra na rede mundial de computadores trazendo informações sobre o pré-sal, tema de uma reunião entre Lula, ministros e governadores ontem à noite, e a história do petróleo no país. No vídeo hospedado no YouTube, o presidente afirma que "esta segunda-feira é extremamente importante por duas coisas: primeiro, porque nós lançamos hoje o marco regulatório do pré-sal, que é a segunda independência do Brasil, e a segunda é que estamos começando o Blog do Planalto, onde iremos passar para a sociedade brasileira que viaja na internet todas as informações em tempo real daquilo que acontece no Planalto".

A proposta de criação do blog partiu da Secom e foi autorizada por Lula em dezembro passado. A ideia teria sido inspirada no blog criado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a campanha eleitoral americana. E ganhou força após o sucesso da iniciativa da Petrobras de criar o blog Fatos e Dados, oferecendo aos internautas sua própria versão dos fatos noticiados pela grande imprensa. O formato do blog foi apresentado em junho passado no 10 Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre. Durante a elaboração da ferramenta, a Presidência abriu uma consulta para saber o que o público queria ver no blog.

Nesta fase inicial, o blog não terá espaço para comentários dos leitores. Segundo a Secom, a equipe do blog é pequena e não teria condições de destacar um profissional para fazer o papel de moderador dos debates.

Além do blog e da coluna, a Presidência planeja lançar outras ferramentas na rede de computadores, como o Twitter e vídeos no YouTube.


Do Portal Vermelho, com informações da Secom e do jornal O Globo


A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: