quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Postagem 600


Lançado na Unimontes suplemento literário “Seo João”, do mestrado em Letras

Os alunos do Programa de Pós-Graduação ‘Stricto sensu’ em Letras/Estudos Literários, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), contam agora com um veículo impresso para a publicação de artigos científicos e ensaios. É o suplemento literário “Seo João”, lançado nesta quarta-feira (10), em solenidade realizada pela manhã, no auditório do prédio 2 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, presidida pelo reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.

Na oportunidade, o jornalista Cácio Xavier, mestrando em Letras/Estudos Literários e editor-geral do suplemento, destacou os objetivos do periódico, que terá uma tiragem mensal de dois mil exemplares, sendo supervisionado por um conselho consultivo formado pelos professores do programa e do departamento de Comunicação e Letras, do Centro de Ciências Humanas (CCH).

O nome é uma alusão às obras do escritor mineiro João Guimarães Rosa, que tem o sertão mineiro como cenário, além da grafia “seo” para o pronome pessoal de seus personagens. “Este suplemento será uma forma de diálogo entre os alunos do mestrado e a comunidade, divulgando a produção acadêmica do mestrado e também as ações do tripé ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Cácio Xavier.

O trabalho já está registrado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), com o registro ISSN 2175.411-X. Até o final deste mês, contará, também, com uma edição eletrônica na internet (http://www.seojoao.com.br/). O editor-geral fez a entrega de um exemplar do primeiro número do suplemento ao professor Paulo César de Almeida.

CONSOLIDAÇÃO - O reitor enalteceu o esforço dos professores e dos mestrandos em Letras/Estudos Literários na produção do suplemento literário, ressaltando a importância da parceria com o Jornal “O Norte”, que viabilizou a publicação mensal. ”Trata-se de uma iniciativa fundamental para o êxito do programa de mestrado, principalmente porque a produção científica é fundamental para a consolidação da Unimontes como uma das melhores universidades públicas do País”, acrescentou o professor Paulo César de Almeida.

Ele ressaltou, também, os avanços alcançados pela Unimontes na pós-graduação Stricto sensu nos últimos seis anos, lembrando que a instituição já conta com sete cursos próprios de mestrado. Ainda neste ano, conforme o professor Paulo César de Almeida, será implantado o oitavo, na área de História, já aprovado pela Capes/MEC.

Por sua vez, a professora Telma Borges de Souza, coordenadora do mestrado em Letras, lembrou que o suplemento será um exercício permanente para a produção de textos críticos e para a criação literária no âmbito do curso.

PRESENÇAS - A solenidade de lançamento do suplemento literário contou, ainda, com as presenças do diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Mércio Coelho Antunes; da diretora-geral da Funorte, professora Raquel Queiroz Muniz; do coordenador do Grupo de Estudos Literários da Unimontes, professor Osmar Pereira Oliva; da coordenadora de Extensão Cultural, professora Raquel Helena de Mendonça e Paula, e do músico André Águia, que fez duas apresentações.

Na primeira edição do suplemento literário “Seo João” estão sendo publicados os artigos “A Consciência Literária de Salman Rushdie”, do mestrando Gilson Neves, “Seu Jorge Salomão”, do professor Anelito de Oliveira, e “Cinco Contos e um Filme”, de Cácio Xavier, além da entrevista com o escritor Roberto Mulinacci sobre a tradução das obras de Guimarães Rosa para os países europeus. A programação visual conta, ainda, intervenções do artista plástico Carlos Muniz.



A Estrada vai além do que se vê!

Nenhum comentário: